top of page
  • Foto do escritorAdmin

A importância do diagnóstico situacional da sua clínica

Atualizado: 24 de ago. de 2018



Toda clínica é uma coleção de processos. E o que são processos? São agrupamentos de atividades que tem como finalidade produzir algum serviço ou produto para um cliente final, ou seja, para o seu paciente.


Se sua clínica esta tendo algum problema, seja ela baixo desempenho financeiro, dificuldades para captar pacientes, dependência de convênios ou mesmo uma desorganização interna é preciso dar o primeiro passo na direção da correção dessas anomalias.

E o primeiro passo para saber o que fazer é realizar um diagnóstico situacional. O diagnóstico situacional é a ferramenta de gestão que um consultor empresarial possui para avaliar os processos da sua clínica e descobrir as causas que estão produzindo os sintomas indesejados (vendas fracas, baixa lucratividade, desorganização, etc).


O diagnóstico situacional pode ser comparado a anamnese e o exame clínico do profissional de saúde.


Você, como profissional de saúde nunca iniciaria um tratamento do seu paciente sem antes fazer uma boa anamnese, solicitar os exames necessários e proceder com um de detalhamento exame clínica, correto? Bem, é exatamente assim que funciona com uma boa consultoria empresarial.


O consultor empresarial é o profissional habilitado a fazer o diagnóstico situacional. Utilizando ferramentas e técnicas como ciclo da qualidade de Deming, o diagrama de Ishikawa, ciclo PDCA e dezenas de outras ferramentas ele terá condições de avaliar as anomalias e identificar as causas reais dos problemas da sua clínica.

Sabendo qual ou quais os problemas a serem resolvidos teremos 50% da solução nas mãos.


Portanto, agora você já sabe, nunca comece a tentar resolver as anomalias que sua clínica apresenta (baixas vendas, desorganização interna, baixa rentabilidade, etc) sem antes executar um bom diagnóstico empresarial.


Se você ainda tem dúvidas, entre em contato e converse com um consultor de gestão e marketing especializado em empresas de saúde da Sênior Marketing.


Senior Marketing

Gestão e Marketing Para Empresas de Saúde

bottom of page