Toda clínica é uma coleção de processos. E o que são processos? São agrupamentos de atividades que tem como finalidade produzir algum serviço ou produto para um cliente final, ou seja, para o seu paciente.
Se sua clínica esta tendo algum problema, seja ela baixo desempenho financeiro, dificuldades para captar pacientes, dependência de convênios ou mesmo uma desorganização interna é preciso dar o primeiro passo na direção da correção dessas anomalias.
E o primeiro passo para saber o que fazer é realizar um diagnóstico situacional. O diagnóstico situacional é a ferramenta de gestão que um consultor empresarial possui para avaliar os processos da sua clínica e descobrir as causas que estão produzindo os sintomas indesejados (vendas fracas, baixa lucratividade, desorganização, etc).
O diagnóstico situacional pode ser comparado a anamnese e o exame clínico do profissional de saúde.
Você, como profissional de saúde nunca iniciaria um tratamento do seu paciente sem antes fazer uma boa anamnese, solicitar os exames necessários e proceder com um de detalhamento exame clínica, correto? Bem, é exatamente assim que funciona com uma boa consultoria empresarial.
O consultor empresarial é o profissional habilitado a fazer o diagnóstico situacional. Utilizando ferramentas e técnicas como ciclo da qualidade de Deming, o diagrama de Ishikawa, ciclo PDCA e dezenas de outras ferramentas ele terá condições de avaliar as anomalias e identificar as causas reais dos problemas da sua clínica.
Sabendo qual ou quais os problemas a serem resolvidos teremos 50% da solução nas mãos.
Portanto, agora você já sabe, nunca comece a tentar resolver as anomalias que sua clínica apresenta (baixas vendas, desorganização interna, baixa rentabilidade, etc) sem antes executar um bom diagnóstico empresarial.
Se você ainda tem dúvidas, entre em contato e converse com um consultor de gestão e marketing especializado em empresas de saúde da Sênior Marketing.
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