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5 erros que podem estar fazendo você perder dinheiro na sua clínica odontológica

Foto do escritor: AdminAdmin

Gestão financeira clínica odontológica

Em uma clínica odontológica não basta ter um bom serviço clínico. É preciso muita organização e planejamento para ter sucesso!

No dia a dia operacional de clínicas odontológicas muitos erros básicos de gestão financeira e administrativa são cometidos por profissionais iniciantes e mesmo por quem já está calejado nesse mercado.


Confira nesse artigo que preparamos os 5 erros que podem levar sua clínica a perder dinheiro e como evita-lós:


01 - Misturar contas pessoais e com as contas da clínica


Um dos erros mais comuns que profissionais de odontologia cometem no dia a dia dos seus consultórios e clínicas odontológicas é confundir o dinheiro que é da empresa e o dinheiro que é seu.


Ao misturar as contas pessoais com os gastos da empresa, chega uma hora que é impossível analisá-los separadamente, quanto mais fazer um controle preciso das contas do estabelecimento.


É preciso separar contas bancárias distintas para a pessoa física e jurídica. Ainda que o profissional atue como autônomo e não tenha uma pessoa jurídica ele precisa proceder com uma separação "lógica" entre despesas e receitas da clínica e as de cunho pessoal.


02 - Não ter um capital de giro


Todos os meses as clínicas tem despesas que são inevitáveis como as contas fixas com água, luz, telefone, aluguel e folha de pagamento.


Essas despesas vão ocorrer no momento que a clínica está funcionando e independem se sua clínica vai vender ou não tratamentos durante o mesmo período.


É preciso manter uma reserva financeira que garanta as operações e o pagamento das despesas mesmo que as vendas não ocorram como previsto.


Esse montante de dinheiro é o chamado capital de giro. Existe uma fórmula matemática para calcular a necessidade de capital de giro que é variável de clínica para clínica, mas importa por hora, que você tenha claro a necessidade de ter um capital de giro na sua clínica.


03 - Pagar comissionamentos acima da capacidade financeira da clínica


Se sua clínica é pequena e o giro de pacientes é baixo você precisa negociar muito bem com seus parceiros dentistas a forma de pagamento.


Não é possível pagar comissionamentos de 50%, 60% ou até mais como é comum vermos durante nossa consultoria para dentistas e ter uma operação lucrativa.


O maior custo de uma clínica odontológica é a mão de obra especializada dos profissionais de odontologia.


Se por um lado, uma equipe coesa e de alto nível é um ativo importante, ela não pode descapitalizar sua clínica a ponto de inviabilizar a lucratividade do negócio.


Muitas clínicas operam no dia a dia simplesmente "trocando dinheiro" com a falsa percepção de lucro simplesmente por não fazerem contas. Não caia nesse erro, contrate uma assessoria de gestão para dentistas e saiba as reais margens de lucro (ou prejuízo) da sua clínica odontológica.


04 - Falta de uma gestão de fluxo de caixa


Quando uma clínica não faz gestão de fluxo de caixa, ela está dirigindo a empresa no escuro, sem previsibilidade.


O fluxo de caixa é o controle de entradas e saídas diárias no caixa da clínica. Ele ajuda sua clínica de várias formas:


  • selecionar qual será a ação mais efetiva para combater determinado problema;

  • saber informações precisas sobre seus recebimentos e despesas do mês;

  • comparar se os recebimentos serão suficientes para pagar as contas e ter lucro;

  • indicar necessidade no aporte do capital de giro, entre outras


05 - Foco excessivo em operação e esquecer de vendas


Um dos maiores erros de proprietários de clínicas odontológicas é o foco excessivo na prestação de serviços.

Claro que o objetivo de todo dentista é sentar de manhã no seu mocho e executar o trabalho que ele ama, ou seja, o tratamento odontológico.


Mas para que isso aconteça é preciso primeiro ter pacientes. Então, é preciso ter um foco em vendas, em captação de novos pacientes.


Se você não tem uma estratégia de atração de pacientes, de captação de novos pacientes e de vendas, busque ajuda de uma empresa de marketing para dentistas que possa te ajudar com essa parte.


Dica bônus: Não acompanhar a concorrência


A concorrência pode ensinar muita coisa para o observador atento. Ao acompanhar as ações da concorrência você pode perceber e aprender com os seus erros e melhorar os seus processos internos.


Quem fica fechado em um "bolha" e não observa o mercado ou se recusa a aceitar que os concorrentes tem produtos melhores, serviços melhores ou que estão a frente em algum aspecto, acaba perdendo oportunidades e no final das contas dinheiro.


Conclusão


Existem diversas situações no dia a dia que podem fazer uma clínica odontológica perder dinheiro.


Investir na gestão da sua clínica odontológica é fundamental para melhorar os resultados financeiros e ter um negócio de verdade, lucrativo e rentável.


Se você percebe que está cometendo uma ou mais das falhas que listamos acima, entre em contato conosco e converse com um especialista em gestão e marketing para clínicas odontológicas da Senior Marketing.


Senior Marketing

Gestão e Marketing para Dentistas

(11) 3254-7451

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