Em uma clínica odontológica não basta ter um bom serviço clínico. É preciso muita organização e planejamento para ter sucesso!
No dia a dia operacional de clínicas odontológicas muitos erros básicos de gestão financeira e administrativa são cometidos por profissionais iniciantes e mesmo por quem já está calejado nesse mercado.
Confira nesse artigo que preparamos os 5 erros que podem levar sua clínica a perder dinheiro e como evita-lós:
01 - Misturar contas pessoais e com as contas da clínica
Um dos erros mais comuns que profissionais de odontologia cometem no dia a dia dos seus consultórios e clínicas odontológicas é confundir o dinheiro que é da empresa e o dinheiro que é seu.
Ao misturar as contas pessoais com os gastos da empresa, chega uma hora que é impossível analisá-los separadamente, quanto mais fazer um controle preciso das contas do estabelecimento.
É preciso separar contas bancárias distintas para a pessoa física e jurídica. Ainda que o profissional atue como autônomo e não tenha uma pessoa jurídica ele precisa proceder com uma separação "lógica" entre despesas e receitas da clínica e as de cunho pessoal.
02 - Não ter um capital de giro
Todos os meses as clínicas tem despesas que são inevitáveis como as contas fixas com água, luz, telefone, aluguel e folha de pagamento.
Essas despesas vão ocorrer no momento que a clínica está funcionando e independem se sua clínica vai vender ou não tratamentos durante o mesmo período.
É preciso manter uma reserva financeira que garanta as operações e o pagamento das despesas mesmo que as vendas não ocorram como previsto.
Esse montante de dinheiro é o chamado capital de giro. Existe uma fórmula matemática para calcular a necessidade de capital de giro que é variável de clínica para clínica, mas importa por hora, que você tenha claro a necessidade de ter um capital de giro na sua clínica.
03 - Pagar comissionamentos acima da capacidade financeira da clínica
Se sua clínica é pequena e o giro de pacientes é baixo você precisa negociar muito bem com seus parceiros dentistas a forma de pagamento.
Não é possível pagar comissionamentos de 50%, 60% ou até mais como é comum vermos durante nossa consultoria para dentistas e ter uma operação lucrativa.
O maior custo de uma clínica odontológica é a mão de obra especializada dos profissionais de odontologia.
Se por um lado, uma equipe coesa e de alto nível é um ativo importante, ela não pode descapitalizar sua clínica a ponto de inviabilizar a lucratividade do negócio.
Muitas clínicas operam no dia a dia simplesmente "trocando dinheiro" com a falsa percepção de lucro simplesmente por não fazerem contas. Não caia nesse erro, contrate uma assessoria de gestão para dentistas e saiba as reais margens de lucro (ou prejuízo) da sua clínica odontológica.
04 - Falta de uma gestão de fluxo de caixa
Quando uma clínica não faz gestão de fluxo de caixa, ela está dirigindo a empresa no escuro, sem previsibilidade.
O fluxo de caixa é o controle de entradas e saídas diárias no caixa da clínica. Ele ajuda sua clínica de várias formas:
selecionar qual será a ação mais efetiva para combater determinado problema;
saber informações precisas sobre seus recebimentos e despesas do mês;
comparar se os recebimentos serão suficientes para pagar as contas e ter lucro;
indicar necessidade no aporte do capital de giro, entre outras
05 - Foco excessivo em operação e esquecer de vendas
Um dos maiores erros de proprietários de clínicas odontológicas é o foco excessivo na prestação de serviços.
Claro que o objetivo de todo dentista é sentar de manhã no seu mocho e executar o trabalho que ele ama, ou seja, o tratamento odontológico.
Mas para que isso aconteça é preciso primeiro ter pacientes. Então, é preciso ter um foco em vendas, em captação de novos pacientes.
Se você não tem uma estratégia de atração de pacientes, de captação de novos pacientes e de vendas, busque ajuda de uma empresa de marketing para dentistas que possa te ajudar com essa parte.
Dica bônus: Não acompanhar a concorrência
A concorrência pode ensinar muita coisa para o observador atento. Ao acompanhar as ações da concorrência você pode perceber e aprender com os seus erros e melhorar os seus processos internos.
Quem fica fechado em um "bolha" e não observa o mercado ou se recusa a aceitar que os concorrentes tem produtos melhores, serviços melhores ou que estão a frente em algum aspecto, acaba perdendo oportunidades e no final das contas dinheiro.
Conclusão
Existem diversas situações no dia a dia que podem fazer uma clínica odontológica perder dinheiro.
Investir na gestão da sua clínica odontológica é fundamental para melhorar os resultados financeiros e ter um negócio de verdade, lucrativo e rentável.
Se você percebe que está cometendo uma ou mais das falhas que listamos acima, entre em contato conosco e converse com um especialista em gestão e marketing para clínicas odontológicas da Senior Marketing.
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