Como proprietário de uma clínica odontológica ou médica você está sem dúvidas consciente de que o principal processo na sua empresa é o de captação de pacientes.
É um desafio constante captar pacientes novos todos os dias para fazer girar seus consultórios, movimentar sua agenda e criar fluxo de caixa positivo.
Seja qual for o porte da sua clínica médica ou odontológica vamos listar a seguir 5 excelentes atividades para captar novos pacientes e aumentar o fluxo de captação de pacientes na sua clínica. Vem com a gente!!
01 - Captação de pacientes: Defina o perfil do cliente ideal
É mais fácil procurar novos pacientes se você sabe qual o perfil deles. Sem uma definição clara das suas personas você provavelmente vai ficar meio perdido na sua prospecção de pacientes.
Um bom processo de captação de pacientes começa com a definição do perfil do seu cliente ideal.
Parta da sua base atual de clientes. Tome como referência aquele cliente / paciente que você mais gosta de atender, que segue o tratamento corretamente, que paga em dia e geralmente faz um tratamento de valor mais relevante para sua clínica.
Ter de forma clara na sua mente o perfil do seu cliente ideal é a maneira mais eficiente de ter uma campanha de captação de pacientes que de resultados concretos.
Pense a respeito do que faz esse tipo de pessoa feliz, triste, preocupada, aliviada e então busque no seu portfólio de serviços formas de ajudar a vida delas a se tornar um pouco mais leve.
02 - Captação de pacientes: Descubra onde seus potenciais pacientes vivem e consomem
Com os seus potencias pacientes em mente identifique locais onde eles provavelmente buscam informações e fazem compras tanto no ambiente online (sites, blogs, e-commerce, portais, etc.) como no ambiente offline (shoppings, postos de gasolinas, academias, restaurantes, hotéis, etc.).
Uma vez que você tenha identificado os potenciais locais on e offline que seus pacientes com o melhor perfil frequentam ficará muito mais fácil buscar os canais de mídia (revistas, rádio, jornal, redes sociais, etc.) que eles costumam ter acesso.
Um bom plano de captação de pacientes é aquele que entrega a mensagem certa, na hora certa, no local certo para as pessoas certas.
Para isso é que você precisa identificar onde seus pacientes vivem e consomem. De nada adianta gastar uma fortuna com anúncios patrocinados no Facebook se seus pacientes ainda são focados em mídias offline.
Não tente fazer a captação de pacientes com base em adivinhações. Faça pelo menos uma pesquisa interna com seus melhores pacientes e tente agregar características em comum entre ele (faixa etária, renda média, profissão, tipo de tratamento, etc.).
03 - Captação de pacientes: Tenha sua clínica nas mãos
Compreender totalmente seu setor e possuir um conhecimento sólido do serviço é fundamental para captar pacientes interessados. Quando você conhece o seu serviço e o seu mercado, o que concorrentes estão oferecendo de trás e para a frente, esse fato vem à tona. As pessoas que estariam interessadas em suas ofertas podem ver como você é conhecedor e buscarão sua assistência.
04 - Captação de pacientes: Posicione como "A Solução"
Você precisa dar aos potenciais clientes que entrarem em contato com sua propaganda motivos para contratar você.
Tenha um site bem elaborado que funcione em dispositivos móveis e que principalmente, tenha muito conteúdo informativo e que tire as dúvidas mais comuns do seu dia a dia de consultório.
Fazer uma sequência de vídeos curtos com perguntas e respostas sobre um determinado tema e colocar no seu site é uma ótima forma de criar autoridade em um campo específico.
Assim, você pode criar vídeos respondendo perguntas que geralmente os seus pacientes fazem nas consultas inciais ou dúvidas que as pessoas estão buscando no seu campo de atuação na internet.
Ao responder dúvidas das pessoas seu processo de captação de pacientes fica mais fácil porque você já abriu uma porta na mente dos potenciais clientes que no momento exato que precisarem ou se decidirem pela contratação de um profissional de saúde vão se lembrar de você!
05 - Captação de pacientes: Faça parcerias
A parceria com empresas que oferecem serviços complementares oferece a oportunidade de aproveitar a sinergia, que pode ser muito eficaz na construção de um negócio. Por exemplo, se você é um dentista pode fazer parceria com uma fonoaudióloga.
A captação de pacientes através de parcerias pode ser um ótimo negócio para ambos parceiros quando construída em cima de uma proposta de trabalho sólida.
Mas atenção! Parceria não é deixar um panfleto na recepção um do outro. Isso é cortesia! Parceira tem metas, tem datas, tem ações comercias e de marketing e principalmente tem resultados reais para os parceiros em termos de captação de pacientes.
Conclusão
Existem várias formas de fazer captação de paciente para clínicas odontológicas e clínicas médicas.
Nesse artigo nos listamos 5 atividades para captar novos pacientes na sua clínica. Claro, cada clínica e única e precisa de um plano de ações de captação de pacientes específico.
Se você precisa ajuda para captar mais pacientes, para atrair mais pacientes para sua clínica, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em captação de pacientes.
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