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3 formas de encantar os clientes da sua clínica odontológica


Como encantar pacientes de odontologia
Como encantar pacientes de odontologia

Muitos profissionais de odontologia buscam incessantemente novas estratégias e formas de atrair mais pacientes para sua clínica odontológica.


Claro que captar pacientes para o consultório é fundamental, afinal no dia a dia de uma clínica ou consultório odontológico os pacientes que estão terminando os seus tratamentos precisam ser "substituídos" por novos pacientes para que a clínica continue gerando faturamento e lucro.


Mas, curiosamente poucos dentistas dão a devida atenção para os pacientes que já foram captados. Existem pesquisas que demonstram que pacientes satisfeitos e encantados são uma fonte poderosa de indicação de novos pacientes e também de compra recorrente de serviços.


Portanto, na sua clínica odontológica todos devem ter o foco não somente no atendimento de qualidade, mas no encantamento do paciente, pois cada paciente realmente encantado com o seu serviço indicará potencialmente até 5 novos clientes para sua clínica odontológica.


Mas como ter um atendimento que encanta pacientes na sua clínica? O que fazer para que os pacientes que fazem tratamentos na sua clínica sejam uma fonte geradora de novos pacientes?


Abaixo listamos 3 ações de encantamento de pacientes para você aplicar na sua clínica odontológica e atrair mais pacientes. Confira!


01 - Entenda e conheça seus clientes


É preciso investir em um boa software de controle de clientes que armazene dados sobre os seus pacientes e que durante a sua primeira sessão você vá além dos dados óbvios sobre o nível de saúde do paciente e colete também informações sociais sobre eles. É preciso saber:


  1. Qual o nível de escolaridade dos seus pacientes?

  2. Onde eles moram (cidade, bairro, etc)?

  3. Nível de renda?

  4. Estado cívil?

  5. Quais suas expectativas em relação ao serviço de saúde?


Com esse tipo de informação é possível formatar a sua clínica e sua oferta de serviços de forma a ter uma maior aceitação por parte dos pacientes e a gerar uma superação das suas expectativas.


Por exemplo, um cliente da Senior no estado do Maranhão percebeu que a grande maioria dos seus pacientes eram trabalhadores assalariados que só podiam fazer tratamentos odontológicos de maior valor se tivessem parcelamentos dos tratamentos a longo prazo.


Além disso, essas pessoas necessitavam também de flexibilidade de horários. Como consequência desse conhecimento a clínica buscou uma parceria com um agente financeiro que viabilizou o financiamento de tratamentos odontológicos dos seus pacientes em até 24 meses. Eles ainda passaram a abrir a clínica até as 19:00hs dos sábados.


O resultado foi um incremento do faturamento da ordem de 70% em menos de 6 meses.


02 - Ofereça um acompanhamento personalizado


O mercado de odontologia sofre com a falta de diferenciação. Muitas vezes ações simples e de custo reduzido geram grande impacto positivo no encantamento dos pacientes e com isso aumento do faturamento das clínicas.


Temos o exemplo de um cliente de Florianópolis que reserva 2 horas por semana para ligar para os seus pacientes em tratamento para saber como eles estão indo, se tem dúvidas e para passar dicas personalizadas.


Essa ação desse profissional teve um impacto gigantesco no encantamento dos seus pacientes reduzindo as faltas dos seus pacientes de ortodontia em praticamente zero em 3 meses.


03 - Ofertas personalizadas


As pessoas estão cansadas de serem tratadas como mais uma. Todo mundo gosta de se sentir especial.


Se você quer encantar os pacientes da sua clínica odontológica, especialmente aqueles que lhe pagam os maiores valores em tratamentos, trate-os de forma personalizada.


Isso envolve mapear aqueles pacientes que são os mais lucrativos para sua clínica e dar a eles um tratamento VIP.


Esse tratamento VIP não significa necessariamente gastar muito dinheiro, mas pode ser traduzido em forma de benefícios percebidos pelos clientes que pode vir na forma de uma melhor forma de pagamento, um presente personalizado em nome da clínica ou mesmo a comodidade de mandar um taxi buscar o paciente em casa.


Conclusão


Se você quer captar mais pacientes comece tratando os seus pacientes atuais como o seu maior ativo.


Muito enfoque em dado na captação de pacientes novos, mas provavelmente encantar os seus pacientes seja sua melhor estratégia de captação de pacientes.


Se você quer saber mais sobre o assunto, entre em contato e converse com um de nossos consultores especializados em gestão e marketing para clínicas odontológicas.


Senior Marketing

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