Todo profissional de medicina enfrenta o mesmo desafio atualmente: captar pacientes.
Entretanto, cada novo paciente captado precisa ser devidamente atendido em suas necessidades e desejos de uma forma ao mesmo tempo lucrativa para o seu consultório médico.
De fato, a sua base atual de pacientes é uma fonte poderosa de receita. O problema é que a grande maioria dos médicos não explora todo o potencial da sua base de clientes e acaba tendo que investir muito dinheiro para captar novos pacientes.
Todos nós já ouvimos falar que captar novos pacientes e vender seus serviços para eles é muito mais caro do que vender para quem já é seu paciente.
Esse fato se deve aos investimentos que são necessários em publicidade, propaganda e infraestrutura para a captação de novos pacientes.
Tudo isso já está de certa forma pago quando você vende um novo serviço para um antigo paciente.
Essa recorrência de vendas de novos serviços para os mesmos pacientes pode gerar um incremento do seu faturamento em até 30% dependendo do tipo de serviço oferecido.
Então, fica claro que é necessário que o médico invista em estratégias de fidelização de pacientes para aumentar o faturamento da sua clínica ou consultório de forma a minimizar os gastos necessários com captação de pacientes externos.
Uma forma de aumentar seu faturamento é aumentando o ticket médio dos pacientes da sua clínica.
O cálculo do ticket médio é realizado dividindo-se o faturamento do seu consultório em um período, digamos, um mês pelo número de pacientes atendidos. Por exemplo:
Faturamento Mensal: R$ 50.000,00
Número de pacientes atendidos no mês: 400
Ticket Médio = R$ 125,00
Você teoricamente poderia conseguir um aumento direto do seu ticket médio simplesmente aumentando o valor cobrado por cada um dos seus serviços.
Mas na prática nós sabemos que isso nem sempre é possível, afinal o mercado é no final das contas quem decide se o seu preço poderá ser reajustado ou não.
Dessa forma, é necessária criar estratégias de aumento de gastos dos seus pacientes no seu consultório de forma alternativa. Vamos acompanhar algumas possibilidades abaixo:
1 - Descontos sobre volume
Pacientes que contratam dois ou mais serviços dentro de um grupo de serviços que sua clínica oferece pode obter descontos por volume.
Isso se aplica a qualquer tipo de serviço, incluindo-se ai consultório e clínicas que são multidisciplinares onde o paciente que necessita de um acompanhamento de vários especialistas pode acumular descontos a partir de certo volume de utilização.
Da mesma forma, pacientes de médicos que trabalham com procedimentos estéticos podem ganhar descontos vantajosos na realização de serviços adicionais.
Lembre-se de que a medicina não é comércio, mas existe sim uma negociação de um bem ou serviço como fim da transação entre o médico e o paciente. Esse bem ou serviço é passivo de negociação como qualquer outro bem ou serviço, desde que observadas a ética médica e a real necessidade do paciente.
02 - Associações e membresias
Seu consultório pode criar o seu próprio clube de serviços ou clube de membros "VIP", onde pacientes fiéis "resgatam" bonificações por utilização de serviços.
Esse modelo se aplica muito bem para aquele tipo de profissional cujo serviço exige que o paciente mantenha um controle estrito e recorrente, como por exemplo, pacientes com doenças crônicas que precisam de acompanhamento constante.
Muitas pessoas que tem parentes idosos ou com uma doença que exige cuidados constantes estão dispostas a pagar uma espécie de mensalidade que reduz o seu custo total toda vez que tenha que acionar o serviço de um médico.
Esse pacote de serviços pode ser oferecido com uma espécie de associação ou clube de membros que regala os seus participantes com uma série de benefícios especiais como horário preferencial de atendimento, preços diferenciados, condições especiais de pagamento, etc.
Temos vários clientes com esse modelo, tais como: clínicas geriátricas, ortopédicas, clínicas populares, etc.
03 - Combos de serviços
Toda empresa bem sucedida utiliza o formato de combos para "empacotar" os seus serviços.
Muitos profissionais de saúde identificam que um paciente tem a necessidade da realização de vários serviços para a obtenção de um resultado mais completo e satisfatório.
Ao invés do cobrar individualmente por cada serviço o profissional pode montar combos ou pacotes de serviços associados que resolvem ou tratam um problema específico.
Conclusão
A captação de pacientes deve ser um processo contínuo dentro do seu consultório.
Entretanto, captar pacientes custa caro e por isso mesmo você deve buscar extrair o maior retorno possível de cada um dos seus pacientes.
Fique sempre atento à ética e ao bom senso, mas nunca deixe de considerar que seu consultório ou clínica médica é um negócio e como tal precisa ser sustentável financeiramente.
Desde que ambos, paciente e profissional se beneficiem de uma transação, ela sempre deve acontecer.
A proposição do que fazer e como fazer sempre deve partir do profissional de saúde visando os melhores interesses do paciente de forma lucrativa para o seu consultório médico.
Se você deseja mais informações sobre como aumentar os gastos dos pacientes no seu consultório médico, entre em contato conosco.
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