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5 dicas para divulgar sua clínica no Instagram


Como divulgar sua clínica no Instagram

Você é um médico ou dentista procurando formas de aumentar a captação de pacientes? Você se pergunta como usar o Instagram para divulgar seu consultório e atrair mais pacientes? Fique conosco e leia essas dicas que preparamos para vocês de como divulgar sua clínica no Instagram.

01 - Utilize o IGTV

Não tem jeito, as pessoas hoje em dia estão cada vez com menos paciência para ler artigos, textos ou estudar muito sobre um determinado assunto.

Vídeos são excelentes ferramentas para divulgação do seu trabalho. No caso do Instagram é possível fazer transmissões ao vivo ou gravadas utilizando o recurso do IGTV.

Mas atenção as alguns pontos quando for fazer um vídeo com a intenção de captar pacientes que é bem diferente do vídeo puramente informacional ou institucional.

Os vídeos com intenção de gerar leads, ou seja, pessoas com interesse no seu trabalho precisam começar demonstrando um problema que o seu público-alvo típico tem, como por exemplo, obesidade ou problemas na pele, mostrar uma prova de que você tem algum tipo de solução ou pelo menos uma forma de aliviar o problema e finalmente ter uma chamada para a ação.

O grande pecado dos profissionais de saúde que usam o IGTV atualmente, na sua grande maioria é que eles apenas dão informação gratuita. Falam sobre uma patologia, sobre um problema de forma discursiva, explicam sobre os tratamentos e não tem uma chamada clara para a ação no final do vídeo.

Esse tipo de abordagem dificilmente desperta interesse nos potenciais pacientes. É necessário ter clareza quanto a esses 3 aspectos do vídeo no Instagram que capta pacientes:

A - Fale de um problema que muita gente tem.

B - Explique (e prove) que você tem uma solução ou minimiza esse problema, se possível ilustrando com casos reais da solução.

C - Chame para a ação, geralmente fazendo com que a pessoa que está assistindo o vídeo preencha um formulário ou ligue para um número específico.

A taxa de conversão média nesse tipo de ação quando bem realizada pode variar entre 5% a 15%. Essa é uma forma muito efetiva de utilizar o Instagram para divulgar seu consultório e é a forma correta de utilizar o Instagram para médicos e o Instagram para dentistas.

02 - Mostre evidências

Essa dica vale especialmente para dentistas e não para médicos. Com a liberação do conselho federal de odontologia da possibilidade do profissional exibir fotografias dos resultados do seu trabalho, o famoso antes e depois, ficou mais fácil demonstrar no Instragam resultados.

Lembre-se, pessoas compram resultados, não tratamentos. Sempre peça a autorização dos seus pacientes e de forma balanceada mas contundente, demonstre os resultados do que você faz.

03 - Varie o formato dos posts

As pessoas se cansam rapidamente de conteúdos repetitivos e massivos. Varie o conteúdo dos seus posts, tanto no formato como no conteúdo.

O formato pode ser em vídeo, posts com fotos únicas ou em formato de carrossel (várias fotos). Já o conteúdo pode focar em novidades da sua clínica, dicas sobre o seu campo de atuação, atualidades relacionadas ao seu campo de atuação, cotidiano da vida dos profissionais (com moderação), etc.

O que importa aqui é que você crie rapport com seu público-alvo. As pessoas tem que sentir empatia com você como profissional, com sua equipe e com sua clínica.

Não se esqueça também de que a cada 5 post um tem que ser de venda direta. As chamadas campanhas promocionais. Todo mês é preciso ter uma campanha ativa.

Se sua clínica é focada em procedimentos estéticos, por exemplo, você pode criar uma pauta de 12 campanhas (uma por mês) explorando cada mês um tema diferente relacionado a beleza, saúde e promoção do bem estar.

Lembre-se, o seu objetivo aqui não é somente de ficar gerando cliques e likes. Você quer adquirir pacientes utilizando o Instagram. Como você espera fazer isso se não utilizar o Instagram para divulgar sua clínica fazendo ações diretas que promovam vendas.

Mas, um ponto de atenção aqui. A venda do seu serviço não vai acontecer através de uma simples postagem, mas sim, a partir de uma campanha de marketing médico ou marketing odontológico utilizando o Instagram como parte de uma estratégia de vendas maior.

O Instagram na medicina ou odontologia entra como mais uma ferramenta dentro dessa estratégia e executa importante papel para dar visibilidade para sua clínica, dai a importância de se pensar nas pautas e variabilidade de conteúdos a serem postados.

04 - Tenha uma verba para impulsionamento

O algorítimo do Instagram mudou, o que não é novidade para nenhum cliente da Senior Marketing, mas se você não nós acompanha talvez tenha sido pego de surpresa.

De fato, cada dia que passa o Instagram diminui a visibilidade dos posts que as pessoas e em especial as contas empresariais fazem nessa rede.

Para dar visibilidade para suas postagens vai ser necessário cada vez mais impulsionar seus posts. Mas qual o valor de investimento que um médico ou dentista deve fazer no Instagram?

Essa é um pergunta com uma resposta complexa. Veja, tudo depende dos seus objetivos e metas.

O fato é que não existe almoço grátis. Se você tem uma meta de atingir uma faturamento bruto de R$ 100.000,00 por mês com um lucro líquido de 25% vai precisar fazer um investimento em mídia, o que envolve o Instagram, superior a quem tem uma meta de um faturamento de R$ 50.000,00 com um lucro líquido de 15%.

Enfim, tudo são metas. Mas, é fundamental que você tenha em mente que vai ser necessário sim, e cada vez mais, investir em publicidade paga (impulsionamento) no Instagram. Mas, sempre lembrando, impulsionamento com foco em público qualificado com metas de conversão e não somente atenção. Não nos interessa likes, views e shares, mas somente conversão, ou seja, agendamento de consultas.

05 - Tenha uma estratégia

O Instagram é uma excelente plataforma para atração e captura de leads, ou seja, potenciais pacientes para a sua clínica ou consultório.

Mas tão ruim, ou pior do que não estar no Instagram é começar a usar o Instragram na medicina ou o Instagram na odontologia sem uma estratégia.

Veja bem, o Instagram sozinho é apenas mais um canal de mídia, assim como o Facebook, o Google ou mesmo um jornal ou revista.

O que importa é saber o que fazer com ele. Como ter uma estratégia de marketing digital para médicos e dentistas que contemple o Instagram dentro de um plano maior de atração, conversão e fidelização de pacientes.

Não caia na tentação de fazer isso você mesmo. Seu tempo é muito precioso e deve ser dedicado para cuidar da atenção aos seus pacientes, da administração da sua clínica e do crescimento e sustentabilidade dela. Deixe que uma empresa de marketing digital para médicos ou marketing digital para dentistas cuide do Instagram da sua clínica e cobre deles resultados.

Conclusão

Nesse breve artigo você viu 5 dicas de como usar o Instagram para divulgar sua clínica. Você percebeu sobretudo que é preciso ter uma estratégia de captação de pacientes no Instagram e que ela se apoia em 3 elementos:

  • Um público-alvo;

  • Uma estratégia;

  • Investimento;

Se você acredita que o Instagram pode ser uma boa ferramenta para aumentar a captação de pacientes na sua clínica e procura ajuda para desenvolver uma estratégia de marketing digital para médicos e dentistas que atraia, converta e fidelize pacientes na sua clínica, entre em contato conosco e vamos conversar!

Senior Marketing

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