Nós sabemos que existe muita confusão sobre o tema marketing digital para dentistas. De fato, marketing digital não existe. O que existe é marketing. Digital é o canal de divulgação.
Mas, como esse seu tornou um tema popular e a abordagem desse artigo mão é para acadêmicos, mas sim para que você cirurgião-dentista coloque em prática dicas uteis de marketing para seu consultório ou clínica vamos manter o foco na prática e deixar a questão de terminologia de lado.
O marketing digital traz vários benefícios para os dentistas, sendo os mais visíveis:
Baixo custo se comparado a mídia tradicional;
Possibilidade de rastrear e medir os resultados;
Alta segmentação tanto da mensagem quanto do público-alvo;
Variedade de ferramentas que se adequam a todos os públicos e orçamentos;
Etc.
Se você busca ações para captar mais pacientes preste atenção nas 3 ações de marketing digital para dentistas de baixo investimento abaixo:
Vídeos
As pessoas prestam muito mais atenção a vídeos do que textos e imagens. A combinação de som e imagens em movimento sempre foi uma receita para o sucesso. A televisão está ai para confirmar essa informação.
Gravar vídeos que tratem e esclareçam dúvidas que os seus pacientes apresentam no dia a dia no seu consultório é uma ótima maneira de dar visibilidade para o seu consultório, de criar reputação e de atrair potenciais clientes.
E o melhor: o custo dessa ação é baixo. Você pode começar um canal no Youtube gratuitamente e com a câmera do seu próprio celular gravar vídeos curtos de forma informal dentro do seu consultório.
Se o seu conteúdo for bom ele vai viralizar rapidamente e com isso aumentar as chances de você se tornar uma referência no seu segmento.
Só não vale ser uma cópia de tudo que já existe. Por isso, mais do que o que você fala é o jeito como você fala que vai cativar as pessoas.
Email Marketing
Nós sabemos que muita gente torce o nariz para o email marketing. É que ele é sempre confundido com SPAM.
Muitas pessoas acreditam ainda que ninguém acessa email hoje em dia. E sabe de uma coisa? Quem pensa assim esta errado!
O email ainda é uma ferramenta muito acessada no meio corporativo e principalmente por homens adultos acima de 35 anos. Então, se seu público-alvo é formado por essas pessoas deveria pensar seriamente em recorrer ao email marketing.
Dois critérios são fundamentais para o sucesso do email marketing: a base de emails e o conteúdo.
O conteúdo pode ser o mesmo que você criou no passo 01, seus vídeos. Já a base de emails tem que ter te dado autorização para envio de mensagens.
Comece com a sua base de clientes atuais. Por isso é tão importante manter o seu cadastro de clientes atualizado.
Segmentar sua base por tipo de tratamento é uma ótima estratégia. Assim, o casamento conteúdo específico para pessoas específicas é uma dupla que garante o sucesso nesse tipo de ação.
Se você conseguir enviar mensagens segmentadas por tipo de pacientes sua taxa de conversão vai dobrar.
Por exemplo, pacientes que fizeram ou fazem tratamento de ortodontia que estão na sua base deveriam receber vídeos com essa temática, enquanto pacientes de implantes precisam de outro tipo de conteúdo.
As pessoas tem que sentir que o conteúdo faz sentido para elas. Assim, a estratégia de email marketing faz todo sentido.
Outra vantagem é o custo. Ferramentas de disparo de email marketing costumam cobrar abaixo de R$ 100,00 para 10.000 disparos. Uma relação custo x benefício muito vantajosa.
Blog
Muitas pessoas não gostam de gravar vídeos seja por vergonha ou por não querer expor sua imagem.
Ainda assim, você pode criar uma reputação e atrair a atenção do seu público-alvo criando artigos e publicando em um blog associado ao seu site.
Basta pensar em pautas que são de interesse do seu público-alvo. Temos uma cliente que é odontopediatra. Ela resolveu escrever uma sequência de artigos sobre cuidados com a saúde bucal de crianças desde o nascimento até os 5 anos.
Seu conteúdo ajudou seu site a ter mais de 50.000 visitas em 6 meses. Muitas dessas pessoas entrarão em contato e agendarão uma consulta com a profissional porque entenderão que ela poderia ajudar seus filhos.
Além disso, o conteúdo escrito do seu blog é uma ótima forma de posicionar o seu site no topo das pesquisas do Google.
E todos nós sabemos que estar no topo das pesquisas do Google para uma determinada categoria de pesquisas significa mais visitas no seu site aumentando muito as chances de novas consultas e avaliações.
Conclusão
E então, você percebeu como é possível fazer ações de marketing digital para dentistas de baixo custo?
O que você esta esperando para começar hoje mesmo a atrair mais pacientes para seu consultório com marketing digital?
Se você precisa de ajuda para implantar ações de marketing odontológico no seu consultório ou clínica, entre em contato conosco.
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