Frequentemente vejo dentistas, médicos e outros profissionais de saúde frustados com os investimentos em publicidade e propaganda que eles fazem.
Apesar de investirem uma soma considerável em marketing digital, seja em Facebook, Google ou em qualquer outra mídia da moda, seguindo os conselhos que ouviram no cursinho online do "guru" de plantão, os resultados não vieram conforme prometido.
Isso acontece porque eles começaram de forma errada. Começaram de trás para frente. Nesse artigo, vou te mostrar, como fazer marketing para medicina ou marketing para odontologia da forma correta, sem truques, nem "sacadas" mirabolantes que prometem lotar sua agenda investindo impulsionamentos de posts ou como captar pacientes sem investir dinheiro nenhum, entre outras sandices que vemos a diário na internet. Se você procura esse tipo de mentira, por favor, abandone a leitura agora mesmo. Aqui, trabalhamos com marketing para profissionais de saúde de forma séria e estruturada.
Se você continuou lendo esse texto, parabéns! Você esta realmente comprometido em entender como fazer um planejamento de marketing para seu consultório que dê resultados de verdade, no tempo certo e gradativamente, de acordo com seu investimento. Vamos lá:
1 - Comece fazendo uma análise SWOT
Muito simples, direta e ao mesmo tempo poderosa, a análise SWOT é uma sigla em inglês que traduz um conceito poderoso: o entendimento profundo do contexto geral sobre quem é você como empresa, suas potencialidades, o que você tem a oferecer de melhor, para quem, a que custo, da mesma forma que toca profundamente naquilo que você não é tão, nas suas deficiências de pessoal, de conhecimento e de estrutura.
Por outro lado, o mercado também é avaliado. Afinal, se você é um dentista estará concorrendo com mais 278.000 profissionais segundo o CFO e se é um médico com mais 388.000!! Não seja pretensioso, seus títulos, sua capacidade provavelmente podem ser igualadas, quiçá suplantadas. Investigue quem são e onde estão, bem como o que estão fazendo seus top 3 competidores da sua área.
Esse primeiro passo é fundamental. Muita gente se frusta nesse ponto porque percebe que esta muito mal em relação ao mercado. Mas não deveria ser assim. Se a luz esta vermelha ao final do processo de análise SWOT, não gaste dinheiro com propaganda (ainda), mas sim com a melhora geral dos seus processos.
2 - Conheça o seu cliente ideal
Na nossa consultoria de marketing para dentistas e na consultoria de marketing para médicos batemos muito forte na questão de conhecer profundamente o seu cliente ideal. Você precisa saber quem é a persona do seu cliente.
Entenda a persona com a personificação de um cliente real que compra os seus serviços, paga por eles e reconhece e valoriza-os ao ponto de recomenda-ló abertamente a outras pessoas do mesmo nível.
Imagine por um momento o seu paciente ideal, não alguém idealizado, mas alguém que você realmente já atendeu e que gostaria de ter mais outros do mesmo tipo. Como ele era? Homem ou mulher? Qual sua idade? Qual a escolaridade? Como era seu temperamento? Era assíduo? Dócil as suas orientações? Questionador? Ele era objetivo? Liste o máximo possível de características dessa pessoa que você gostou tanto de atender. Use o nome dela para caracterizar sua persona.
Todo o seu enfoque daqui em diante será em ter mais pessoas com a sua persona. Por que? Porque você não quer perder tempo atendendo pessoas que não podem pagar pelo serviço, que não tem autoridade para comprar ou que não valorizam o seu conhecimento e trabalho, quer?
3 - Mensagem e meio
Agora que você já sabe quem é o seu paciente ideal e conhece muito bem o serviço que você prestar a ele com excelência esta na hora de pensar na promoção. Agora sim. O "tiro" promocional tende a ser muito mais certeiro.
Mas espera ai. O que você vai falar para essa pessoa? Para esse cliente ideal? Você entende realmente quais as dores deles? Dores no sentido de problemas? Uma mulher de 25 anos que vai se casar e procura um dentista para corrigir seus dentes desalinhados precisa receber uma mensagem totalmente diferente de uma adolescente de 18 anos.
É exatamente nesse ponto que o planejamento faz toda a diferença. Por isso investir em mídia, seja online (Google, Facebook, etc) sem um profundo estudo prévio é perda total de tempo e dinheiro. Mas isso o "guru" de marketing não te contou, porque o negócio dele é vender cursinho. Ele não entende nada de marketing!
Definida a mensagem, agora sim você vai escolher o canal de mídia onde vincular essa mensagem. Jovens estarão nas redes sociais, mas e o público adulto? Executivos podem ser impactados no Facebook? Provavelmente não. E o pessoal de alta renda? Vai ser impactado por um anúncio no Google? Como compra o consumidor de medicina? E o de Odontologia? Se você passou pelo passo 2 vai saber responder isso, se foi direto para propaganda já sabe...não vai dar em nada investir tubos de dinheiro em publicidade e propaganda!
Conclusão
Fazer um planejamento de marketing para seu consultório não é uma opção é uma obrigação. Se você não sabe como fazer, entre em contato conosco e contrate uma empresa de marketing para saúde com 15 anos de atuação na área!
Sênior Marketing