O marketing digital tem se tornado um termo popular e cada vez mais os empresários tem abraçado o marketing digital em suas empresas.
Entretanto, ainda pairam muitas dúvidas sobre o que faz uma agência de marekting digital. Boa parte da confusão vem das próprias agências de marketing digital que muitas vezes passam uma mensagem equivocada para o mercado. Além disso, o uma agência de marketing digital pode fazer vários trabalhos diferentes indo desde o serviço mais básico até o mais avançado.
Para ajudar os empresários que querem entender e talvez contratar uma agência de marketing digital, vamos explicar com mais detalhes os diversos níveis de serviços que um agência de marketing digital pode executar. Grifa-se que a classificação abaixo é apenas uma interpretação nossa sobre os serviços que um agência de marketing digital pode realizar e não uma unanimidade ou nomeclatura padrão de mercado.
Tipos de Serviços
Propaganda online
Esses seriam os serviços mais básicos que uma agência de marketing digital realizada. De fato, esse tipo de serviço é o que a maioria das agências de marketing digital que estão no mercado oferecem. O foco aqui é nas ferramentas de divulgação online como o Facebook Ads, o Google Adwords e várias outras.
O problema aqui é que para que uma estratégia de marketing digital de resultados realmente funcione é preciso ir bem além da propaganda. A grande maioria das agências de marketing digital que oferecem essa modalidade de serviços é constituída por técnicos e não por pessoas de marketing. Dessa forma o trabalho é realizada na superfície da necessidade do cliente, abordando somente o aspecto promocional e mesmo assim de cunho puramente técnico. Como é de se esperar os resultados são geralmente rasteiros.
Automação de marketing
A automação de marketing desce um nível a mais do que simplesmente a propaganda online. Geralmente uma agência de marketing digital que cria uma estratégia de automação de marketing já entende um pouco mais de marketing e o serviço contratado vai além da simples propaganda digital abrangendo também o entendimento do comportamento do consumidor e aspectos ligados a vendas.
Sem dúvida é uma evolução do trabalho de propaganda online descrito no item anterior, mas ainda insuficiente para o alcance de resultados concretos para o cliente.
Marketing digital estratégico
Esse é o tipo de serviço que somente um agência de marketing digital madura consegue oferecer. Ela parte de uma base sólida de entendimento de marketing e gestão empresarial para o desenvolvimento de uma estratégia completa de negócios que utiliza a internet como um dos canais para o atingimento das metas empresariais.
É bom ressaltar que somente empresas mais robustas e antenadas conseguem usufruir a totalidade dos benefícios que um agência de marketing digital estratégico pode oferecer. Aqui as equipes são multidisciplinares e trabalham lado a lado com os diretores ou proprietários da empresas para planejar, implementar, executar e monitorar campanhas de marketing digital. Logicamente, os resultados são muito maiores e perenes, apesar de que o tempo de implementação e os primeiros resultados levem mais tempo para acontecer.
Agora que você já sabe quais os tipos de serviço que uma agência de marketing digital pode oferecer, vale a pena fazer uma auto-análise e ver qual o momento e nível de maturidade que sua companhia esta e avaliar qual o tipo de assistência em marketing digital que sua empresa precisa.
De qualquer forma, sempre é válido começar de forma mais básica e introjetar os conceitos e a filosofia de marketing digital na sua empresa e ir galgando outros níveis de adoção das práticas de marketing digital até conseguir usufruir de toda a potencialidade que a tecnologia e metodologia pode oferecer.