Diariamente nossos clientes que situam em sua imensa maioria na categoria de pequenas empresas nos procuram com reclamações de dúvidas sobre como vender mais.
Nos acompanhamos diariamente a realidade do pequeno empresário e sabemos que a falta de planejamento é um mal profundamente enraizado no dia a dia dessas empresas.
De fato, antes que algum empresário que lê essas linhas fique bravo comigo, tenho que aceitar que a vida do pequeno empresário não simples: Vender, produzir, faturar, entregar são processos complexos muitas vezes conduzidos pela mesma pessoa: o empreendedor.
Mas vamos lá, se o assunto é vender é bom que se diga que o mercado já não aceita amadores. Estou falando aqui não do porte da empresa mas do seu profissionalismo. Não é porque sua empresa é pequena que ela não deve ter um processo estruturado de vendas e uma visão de futuro de crescimento.
Sendo assim, uma primeira dica para que sua empresa venda mais é investir em divulgação e propaganda. Óbvio, dirão alguns. Pois é, mas parece que não é tão obvio assim, pois de acordo com algumas pesquisas do SEBRAE somente 7% das micro e pequenas empresas tem um plano de marketing, promoção e vendas estruturado. Se sua empresa se enquadra nesse grupo, cuidado! As suas ações promocionais podem não estar surtindo efeito e com isso seu dinheiro estará indo para o ralo, sem retorno algum. Aliás, o único retorno a médio e longo prazo será o fechamento da empresa.
Então, vamos falar dos seus vendedores. Eles são gerenciados corretamente? Dominam totalmente seu produto ou serviço? Conhecem os produtos e serviços dos concorrentes? Eles são remunerados adequadamente? Estão motivados? Existe tutoria e supervisão. Engana-se quem pensa que reuniões com a equipe de venda (seja venda de balcão ou de rua) são privilégios de empresas grandes. Muitos empresários caem na vala comum "do isso não funciona aqui" e por não tentarem um jeito diferente de fazer as coisas, acabam obtendo sempre os mesmos resultados. Ora, você chegou até aqui porque queria dicas para melhorar suas vendas certo? Então mente aberta e siga em frente com novas práticas.
E sobre o seu cliente? O que ele procura? É segurança? Garantia? Qualidade? Melhor preço? Ou tudo isso somado e empacotado? Quais são os seus hábitos de consumo? Em que data as compras acontecem? Conhecendo bem seus clientes suas chances de sucesso crescem de forma exponencial, pois é possível, por exemplo, se antecipar as sazonalidades.
Por fim, mas não menos importante, para uma empresa vender mais é preciso que desde o faxineiro até os sócios-proprietários tenham uma mentalidade voltada para vendas, para qualidade, para entrega de resultados e para melhoria continua. Afinal, atender bem ainda é a melhor forma de continuar atendendo.
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