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Meu email marketing não vende! Por que?


O email marketing tornou-se um poderoso aliado das empresas no sentido de levar as mensagens de promoção e vendas diretamente para a caixa postal do seus atuais e potenciais clientes.

Entretanto, temos visto cada vez mais empresários desconfiados da eficiência dessa ferramenta. Não é incomum recebemos reclamações do tipo: "Caprichamos no visual da mensagem, as fotos estão lindas, os links corretos, mas nínguem clica". O problema pode ser mais específico.

Pensando em ajudar quem se encontra na situação acima elaboramos o check-list abaixo que você deve aplicar ao seu email marketing:

1 - Verifique o título

O assunto do email é geralmente o principal motivador da abertura do email. Invista tempo em criar títulos para seu email que atendam os seguintes atributos: Instigador, provocante, curto e interessante. Não é fácil, mas você deve dedicar um bom tempo a elaboração do título do email. Cerca de 70% das pessoas que recebem um email marketing o descartam já na leitura do título. Lembre-se, seu email marketing esta concorrendo com dezenas e as vezes até centenas de outros emails disparados por diversas empresas, que assim como você, disputam a atenção e o dinheiro do seu cliente.

2 - Conteúdo

Quebrada a primeira barreira que é a da abertura do email, você precisa cativar o cliente, a motiva-ló a ler seu email. Para isso seu conteúdo deve ser relevante para o cliente final. Você deve oferecer algo ao seu leitor que seja de interesse desse. Esse item esta intimamente ligado a qualidade da sua base de dados. Ou seja, não adianta disparar um email promocional com produtos e dicas de cuidados sobre gatos para quem tem cachorros, para ficar em um exemplo simplório. O conteúdo é que fará com que o cliente se interesse pela sua empresa.

3 - Chamada para ação

Todo email deve iniciar uma conversa que não pode morrer na simples leitura do email. Se a sua base é bem segmentada, sua mensagem tem um titulo chamativo e o conteúdo é relevante é preciso que a conversa iniciada com o cliente continue lá no seu site ou página da rede social da sua empresa. A conversão, seja ela uma venda direta em um e-commerce ou um pedido de orçamento no seu formulário de contato, deve vir a partir do email. E como fazer isso? Inserindo chamadas para a ação dentro do seu email. Links motivacionais como "Compre agora" ou "Últimas unidades, peça o seu agora" devem ser inseridos ao longo do conteúdo do seu email, dentro de um contexto plausível e racional, "convidando" o cliente a agir. Um email sem chamada a ação é somente um informativo.

4 - Imagens

Eu tenho certeza que você deseja fazer um email marketing de qualidade e fotografias realmente colaboram para isso. Mas é fato também que a maioria dos serviços de correio eletrônico barram emails com fotos ou pesados. Portanto, use as fotografias com moderação. Além disso, você deve testar o recebimento das suas imagens em diversos tipos de caixas de correio (Gmail, Hotmail, Yahoo, Uol, Bol, etc). Existem programas específicos para fazer esses testes. Tenha em mente que vai ser necessário mais trabalho para elaborar um bom email marketing carregado de fotos que seja leve e compatível com todos esses programas.

Enfim, o trabalho de gerar um email marketing que realmente leve a venda é permeado por boas práticas e testes. Se por um lado não existe uma fórmula mágica, por outro, existem boas práticas que devem ser seguidas para tornar mais eficaz a sua campanha de email marketing.

Sr. Site

www.srsite.com.br

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