O profissional de direito exerce papel preponderante na complexa sociedade atual, fazendo parte de um cenário por vezes turbulento sendo agente importante nesse cenário.
Muitos execelentes profissionais de direito que dedicaram anos de suas vidas e que tenho pleno conhecimento da suas matérias muitas vezes não alcançam o merecido destaque e o sucesso profissional e financeiro por não dominarem uma importante disciplina: O marketing.
O marketing pode ser entendido como a satisfação das necessidades de um grupo específico através de processos de troca.
Ora, os advogados têm amplo domínio de uma importante e valiosa "mercadoria": o conhecimento jurídico.
Mas de que adianta dominar determinado assunto se nínguem fica sabendo? Por certo, os profissionais de direito ainda sofrem com um pesado, porém fundamental código de ética que lhe restringe fazer a propaganda do seu conhecimento como em outras profissões.
Acontece que o comportamento do consumidor, a internet e as telecomunicações mudaram a forma como as pessoas procuram por produtos e serviços.
É preciso que o profissional de direito entenda que as pessoas estão na internet procurando por solução de problemas. Nínguem vai a internet a procura de um hotel, nos procuramos uma experiência em local que vamos visitar. Nos não compramos furadeiras mas algo que resolva o nosso problema que é dependurar um quadro na parede e com isso embelezar nosso lar.
Uma das melhores formas de ganhar notoriedade é dominar determinado conhecimento e torna-ló público e acessível utilizando os canais digitais para isso.
Os canais digitais, sejam eles redes sociais como o Facebook, Twitter, Linkedin ou os mecanismos de busca como o Google e o Yahoo são os principais aliados de profissionais de direito atualmente.
Imagine que você seja um advogado especializado em direito empresarial. Uma excelente estratégia é atrelar um blog ao site do seu escritório (você já tem um site certo?). E o que você vai fazer com esse blog? Vai resolver, esclarecer, informar e responder as dúvidas e problemas das pessoas. Você deve estar pensando: Vou trabalhar de graça?
A resposta não pode ser um simples sim ou não. Vamos descer um pouco mais nessa estratégia. O que um escritório ou advogado solo pretende ao criar um blog? Ele que criar reputação. Entenda que na internet reputação é o principal ativo que alguém pode ter. E por que? Por que reputação vende!
Pense em quantos advogados são indicados ou referenciados por colegas, ex-clientes ou outros simplesmente porque são uma "referência" em determinado campo? Acontece que reputação é o que todo profissional que usa seu intelecto precisa criar.
Voltemos ao blog, pegando o exemplo do profissional especializado em direito empresarial. Ter um blog onde você disponibiliza dicas com claúsulas que todo contrato deve ter, como uma empresa pode previnir problemas em relações comerciais, podcasts onde se comentam determinadas jurisprudências, vídeos com tutoriais e boas práticas da área, etc.
Enfim, o que é imporante aqui é saber que ao dar informações que resolvam as "dores" dos visitantes do seu blog na verdade você esta construindo uma legião de possíveis clientes, de indicações e de novos contratos. Claro, se você domina um assunto e mostra competência e generosidade ao passar tantas informações importantes gratuitamente, você será naturalmente lembrado para ser o fornecedor desse visitante.
Essa estratégia, entretanto, não sé uma pílula mágica que vai trazer milhares de clientes no dia seguinte a publicação do seu primeiro artigo. Mas é certo que no médio a longo prazo ela vai funcionar muito bem, pois cada novo artigo publicado, cada nova informação fornecida, cada dor resolvida se tornam um ativo perene que vai se propar pelas redes sociais e outros blogs com uma força incrível.
Caro profissional de direito não perca a evolução que esta acontecendo. Hoje, o marketing de sucesso não esta atrelado ao tamanho do seu orçamento mas sim ao tamanho da sua capacidade de fornecer e criar uma reputação digital em um determinado campo do saber. Lembre-se: Reputação vende!