O mercado digital no Brasil evolui muito nos últimos anos e temos visto, com prazer, cada vez mais as empresas abraçarem as técnicas e ferramentas de marketing digital dentro do seu plano estratégico de marketing.
Por outro lado, como em todo mercado, algumas empresas e profissionais auto intitulados de "gurus" tem feito promessas milagrosas que levam a aqueles que as abraçam a uma profunda decepção.
Elencamos abaixo alguns mitos que tem sido propalados aos quatro ventos:
Otimização de Sites
Otimizar um site consiste basicamente em aplicar uma série de técnicas dentro do site e de construir links de qualidade de fora do site. O problema é que esse trabalho para que dê resultados duradouros e consistentes precisa de tempo para acontecer. De fato, muitas das alterações aplicadas em um site hoje, só vão resultar em efeitos positivos para o site daqui a 3 a 6 meses. Mas a mistura de profissionais de marketing digital inescrupulosos e empresários desesperados faz cai em descrédito um trabalho de otimização de sites.
Mídia social é Facebook
Mídias sociais devem ser entendidas como uma categoria maior ou guarda-chuva, sobre o qual estão incluídas as redes sociais. E uma dessas redes é o Facebook. Todo mundo acredita que não precisa de assessoria de marketing para trabalhar com redes sociais. Afinal, abrir uma conta no Facebook é bem fácil e "basta" postar algumas fotos e promoções para começar a vender. Esse é um mito muito sério e tem levado empresas a perder clientes por não saberem como gerar um engajamento dos seus fãs em sua fã page.
De agora em diante só faço marketing digital
Esse é outro mito que os empresários tem abraçado de forma impensada. Não existe de fato marketing digital. O que existe é marketing e pronto. Um empresário não deve abandonar estratégias que vem dando retorno, como por exemplo, panfletagem. O que deve ser pensado é na integração das chamadas ações offline com as ações online.
Google Adwords - Eu mesmo faço
O Adwords é uma ferramenta. Saber usar a ferramenta é fácil. Saber, como usa-lá corretamente é bem mais complicado. O que mais tenho visto por ai é empresário fazendo campanha no Adwords e não obtendo resultado satisfatório ou tendo um resultado limitado, porque não sabe direito o que esta fazendo. Você paga uma agência não pelo conhecimento de Adwords, mas sim pelo conhecimento de comportamento de consumidor, publicidade, propaganda, marketing, internet, t.i., etc, etc.
Sr. Site
www.srsite.com.br