Muito se fala e se escreve a respeito de como o marketing digital pode ajudar as empresas a ter visibilidade, aumentar as vendas, etc, etc, etc.
Mas para o pequeno empreendedor, o que importa realmente são os resultados. É preciso arregaçar as mangas e partir para a implantação de ações de curto e médio prazo. Infelizmente, muitas agências de marketing não entendem que o longo prazo de uma micro empresa no cenário brasileiro é um ano.
Sei que muita gente vai achar isso uma heresia, mas esse não é para os acadêmicos, ok? Esse artigo é para falar de marketing digital para pequenos empresários.
Então, o que fazer com o menor investimento possível para ter um retorno prática para minha empresa?
Registre um domínio com o nome da sua empresa. Algo como: suaempresa.com.br
Crie emails profissionais com seu domínio: atendimento@suaempresa.com.br, vendas@suaempresa.com.br. Nada pior para sua empresa que ter emails públicos tipo gmail, hotmail e outros. Custa R$ 60,00 por ano ter 5 caixas postais com seu domínio. Vale a pena, acredite.
Monte um site simples. Você não vai gastar mais que R$ 500,00 para ter um site profissional e com todos os detalhes da sua empresa. Não existe mais a possibilidade de não ter um site. É como ficar fora da lista telefônica nos anos 90. Você gostaria de ficar fora da lista telefônica?
Mande um email toda semana para seus melhores clientes com ofertas mas também com dicas ou mesmo email de relacionamento. Cultive sua rede de clientes. Eles são seu maior patrimônio.
Não abandone os panfletos. Apenas mude o foco: Seus panfletos devem convidar seu cliente a entrar no seu site e conhecer sua empresa.
Tenha um formulário de captura de clientes no site. É através dele que você fará a captura do email e nome de possíveis novos clientes. A partir dai usará emails para se relacionar com ele até que vire cliente.
Escolha uma rede social que tenha a ver com seu público. Pode ser Facebook, Twitter, Fashion,me, qualquer uma. Desde que você tenha pesquisado com seus clientes atuais se eles frequentam esse tipo de rede. Não abra contas em 20 redes diferentes. Post pelo menos um conteúdo interessante por dia. Para cada 20 post de relacionamento, post um de vendas diretas.
Aplique as dicas acima e melhore os resultados da sua empresa. Não desamine. Faça isso um, dois...doze meses e verá resultados acontecendo.
Sr.Site
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