A tecnologia da informação e o avanço das telecomunicações mudaram a forma como as pessoas buscam e consomem informações, produtos e serviços.
A era em que as pessoas que necessitavam de alguma informação jurídica recorriam a listas telefônicas para tentar encontrar um advogado mais próximo acabou.
Agora, quando as pessoas precisam de assessoria jurídica recorrem ao Google. Primeiro pesquisam sobre determinado assunto, acessam fóruns de discussão e diretório de artigos sobre as mais variadas áreas do direito.
Por que então a maioria dos advogados não se interessam pelo assunto? Talvez por puro desconhecimento. Na verdade, o marketing digital ajuda o profissional do direito na medida em que ele não é um marketing ativo, mas se embasa na filosofia de deixar com que seu cliente o encontre.
E como ser encontrado e escolhido em meio a crescente onda de profissionais que se formam anualmente no mercado? Uma boa estratégia é a chamada marketing de conteúdo.
Um advogado criminalista, por exemplo, deveria ter um blog ou site (melhor este último) onde postaria artigos, textos, vídeos e dicas sobre a matéria. Com o tempo esse site passaria a se tornar uma referência no assunto direito penal. As pessoas que necessitam mais informações sobre o assunto a partir de buscas no Google e outros mecanismos de buscas passariam a encontrar esse site e veriam que ali esta uma fonte segura de informações sobre o assunto.
O trio assunto especializado + conteúdo de qualidade + Google são a melhor e mais poderosa forma de captura de novos clientes que um advogado pode ter, superando até mesmo o famoso boca a boca e referências. Se tornar uma referência em determinada assunto, leva tempo e exige dedicação e esforço, mas o resultado é certo.
Essa estratégia funciona porque as pessoas costumam se identificar com aquelas empresas ou profissionais que fornecem muita informação e consultoria de forma gratuita. Ninguém pretende aqui dizer que o advogado deve resolver qualquer assunto online. A grande questão é entender como funciona o mecanismo de busca por soluções de problemas. Isso serve para um dentista, para um analista de sistemas, um médico e especialmente para um advogado.
O processo de solução de um problema na era da internet segue um fluxo semelhante a este:
1 - Identificação de um problema (Exemplo: Tenho um problema com meu condomínio)
2 - Busca por informações (Exemplo: Acessar o Google e digitar "problemas em condomínio")
3 - Seleção de possíveis soluções (Exemplo: ler um artigo em um blog que fala sobre o tema)
4 - Entrar em contato com um candidato a solucionar o problema ("Enviar um email para o advogado")
Perceba que durante cada passo é preciso ter presença online. Hoje em dia já não se pode admitir que um advogado não tem um site ou mesmo que atue utilizando um email público (hotmail, gmail, etc). É preciso se profissionalizar para crescer.
Concluindo, pode-se afirmar, que sem sombra de dúvida, por todos os requisitos que possui o marketing digital é a melhor forma de captura de novos clientes que um advogado moderno pode lançar mão.
Sr. Site
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