Com a evolução da internet e dos meios de telecomunicações ninguém mais admite ficar esperando dias e dias para ter uma resposta a uma solicitação, dúvida ou reclamação. O cliente simplesmente tem nas suas mãos o poder de ir até o seu concorrente. Esse poder sempre existiu mas era limitado pela quantidade, diversidade e principalmente pela dificuldade em trocar de fornecedor.
Com a crescente concorrência em todos os mercados é fundamental que o pequeno e micro emrpesário se destaque a partir do atendimento. Esse pode ser o diferencial entre o cliente comprar da sua empresa ou do concorrente. Pense em você como consumidor. Você prefere um atendimento, frio e impessoal quando esta fazendo compras ou um atendimento personalizado e no qual sinta que o vendedor esta realmente interessado em lhe vender aquilo que você precisa?
Então vamos lá, siga as dicas abaixo para melhorar seu atendimento:
Personalização
Grandes redes de lojas tem um poder muito grande de compra, de marketing e divulgação. Mas elas pecam em um aspecto muito importante: Atendimento personalizado. Um pequeno empresário dado a suas dimensões e características tem a possibilidade de conhecer melhor seu cliente e ofertar um atendimento primoroso e mais humano. Não se engane, clientes são pessoas e o contato olho no olho ainda não pode ser substituído por nenhum equipamento ou software.
Flexibilidade
Pequenas empresas tem a grande vantagem de poderem flexibilizar seus processos de acordo com o cliente. Em grandes lojas quem decide geralmente esta longe do atendimento, sentado em uma sala fechada analisando relatórios. Os vendedores não tem a delegação de poder para tomar decisões sobre alterações de preço, prazo, etc. Os pequenos empresas, pelo contrário, estão geralmente na linha de frente do negócio. São eles que realizam o atendimento ao cliente, fazem a pré-venda, definem os custos e orçamentos e podem flexibilizar toda a negociação, pois tem na cabeça bem claro até onde podem ir. Use isso em benefício da sua empresa. Esse é sem dúvidas um grande diferencial.
Customização
Grandes empresas ganham na escala. É preciso vender muito do mesmo produto a um preço fixo para compensar os grandes volumes de compras. A estrutura de funcionários, instalações e equipamentos esta toda ajeitada para trabalhar sobre determinadas regras. Você não vai conseguir customizar uma estante no Leroy Merlin, por exemplo, além do que eles já tem dentro de certos padrões. Já um pequeno empresário pode se valer da sua flexibilidade para atender projetos sobre medida. Essa é uma característica especialmente benéfica para empresas que trabalham com produtos que possuem muitas particularidades.
Atendimento em Domicilio
As grandes cidades brasileiras tornam o deslocamento uma tarefa árdua. Sair a procura de um fornecedor de serviço ou produto tem sido cada vez mais dispendioso. O crescimento das lojas virtuais tem demonstrado que o cliente procura facilidade e comodidade. Oferecer serviços a domicilio são uma excelente forma de se destacar no mercado. O consultor imobiliário que vai até o cliente com seu carro e o leva para ver um apartamento a venda tem muito mais chances de sucesso do que aquele que fica dentro da sua loja esperando os clientes chegarem.
Enfim, procure se diferenciar por atendimento. O atendimento é uma ativo valioso e difícil de ser imitado pois depende de pessoas. E pessoas tem características únicas e isso distingue uma empresa de outra.
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