Muitos empresários olhando bastante para dentro de casa de forma a entender quais são suas forças, quais são seus produtos, onde economizar, o que anunciar...mas espera ai...e do lado de fora da sua empresa, você esta olhando?
Entender o seu mercado e entender os seus concorrentes é parte do tripé de entendimento que todo empresário deve ter no seu segmento. E quais são os três pés desse tripé?
1 - Público alvo
2 - A sua empresa
3 - Os concorrentes
Nesse post quero falar dos concorrentes. Você monitora o que seu concorrente faz? Não? Desculpe amigo mas sua estratégia esta incompleta. É fundamental que você olhe por cima do muro e veja o que seu concorrente esta fazendo. Hoje você tem uma excelente forma de fazer isso com baixo custo e de forma lícita e integra. Acesse o website do seu concorrente. Ele tem um newsletter? Assine-o. Ele tem um blog? Crie uma tarefa na sua agenda para acessa-ló todo dia. Veja o que ele esta falando, quais os produtos que ele esta trabalhando, descubra seus fornecedores, veja sua política de pagamento.
É bom também sair do mundo virtual e dar uma volta no mundo real. Seu concorrente tem um ponto físico? É fácil visita-ló? Selecione dois ou três concorrentes diretos e vá lá na loja dele. Compre um produto.Sim compre. Veja como é o atendimento. Veja a organização da loja dele. Você foi bem atendido? O que te chamou a atenção, positiva ou negativamente?
Todo empresário deve dar muita atenção aos seus concorrentes,não com o intuito de imita-ló ou mesmo tentando achar falhas onde você possa vence-ló. O objetivo é ter um benchmark de mercado. Ou seja, é preciso comparar seus processos com outros de alguém do mesmo segmento. Essa é uma das melhores formas de se avançar no mercado concorrido de hoje em dia.
Enfim, conhecer a si próprio é importante, conhecer o mercado mais ainda e ver quem são e como estão seus concorrentes é primordial.
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