A internet trouxe consigo uma série de modificações na nossa sociedade. Especialmente a forma como buscamos e consumimos produtos e serviços sofreu uma grande modificação.
Os clientes atuais já não se comportam mais como nossos pais ou uma geração antes da nossa. Agora os negócio são globais e os mercados mundias. Fazer compras tomou um novo sentido nesse mundo globalizado.
Sendo assim, diante de tantas mudanças o empresário deve se adequar as novas tecnologias e tendências. O uso de mídias sociais no atendimento a clientes pode trazer uma série de vantagens para as empresas:
Redução de postos de trabalho de atendimento
Redução de custos com infra-estrutura de atendimento
Postura de vanguarda perante os clientes
Agilidade
Controle e pró-atividade
No mercado norte-americano que geralmente esta um ou dois passos a nossa frente em relação a adoção de tecnologias já esta bem maduro. É comum encontrar empresas que fazem o serviço de SAC via Twitter ou mesmo Facebook. A grande vantagem dessas redes sociais como serviço de atendimento são sua capilaridade e ubiquidade. Quem não tem um smartphone com acesso a internet hoje em dia? Só para ficar em um número, cerca de 35 milhões de celulares no Brasil já tem acesso à internet via planos de rede móvel de dados.
A grande maioria dos smartphones já tem Twitter e Facebook instalados de fábrica. É comum que o público formado por pessoas de renda e nível educacional Classe A acessarem essas redes sociais diariamente. É muito fácil para eles e até bastante natural que usem esse tipo de canal para se comunicar com as empresas.
As empresas que adotam o chamado SAC 3.0 devem estar preparadas para serem ágeis e terem um atendimento rápido e capaz. O cliente que acessa uma página da empresa no Facebook pode querer entrar em contato via chat, postar um comentário e aguardar a resposta online. Na era do atendimento nas redes sociais o tempo é o agora e as respostas são esperadas em tempo real. Não da também para deixar que um atendente despreparado e sem poder de decisão atenda ao cliente final.
Enfim, uma nova era para o comércio e um novo comportamento de um consumidor muito bem informado exige das empresas uma postura a altura. É preciso dominar os canais digitais, pois a sociedade brasileira avança a passos largos para o mundo digital. Esse é um caminho sem volta e empresas que não se preparem e abraçarem a mudança serão esquecidos pelo novo consumidor e fadas ao ostracismo.
Sr. Site
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