Nos meus trabalhos de consultoria de marketing digital, muitos clientes perguntam se é melhor ter um site ou uma página no Facebook. Minha resposta na grande maioria das vezes é: os dois!
Sim, um site empresarial tem a função básica de formalizar a sua presença digital na internet. Seria como se você estivesse abrindo um endereço comercial da sua empresa na internet. Um site empresarial pode ter vários propósitos:
Fortalecer a imagem da empresa
Captar clientes
Efetuar vendas
Ser um canal de comunicação
Entenda que um mesmo site pode ter várias dessas funções dentro dos seus macro objetivos. Um site de e-commerce por exemplo, pode ser também um canal de comunicação da empresa. Enfim, ter um site empresarial significa mostrar sua empresa para o mundo, romper barreiras e se tornar uma empresa inserida no comércio global. Temos vários clientes que são microempresas instaladas em salas de 25m2 ou mesmo no quarto do empreendedor e que vendem seus produtos para outros estados e mesmo países.
E o Facebook? Vale a pena ter uma página empresarial nele? Essa página substitui um site empresarial? Sem dúvida alguma vale a pena ter uma página empresarial no Facebook, desde que as perguntas abaixo tenham respostas claras do empreendedor:
Sei para que serve o Facebook?
Meu público alvo esta no Facebook?
O que meu público alvo gostaria de ver na minha página no Facebook?
Quem vai publicar conteúdo no Facebook?
Com qual periodicidade?
Enfim, senão houver um entendimento claro do que é e para que serve o Facebook, pode ser bem complicado investir nessa mídia. Uma página no Facebook complementa a ideia de um site mas nunca o substitui. No site a mensagem é unidirecional na maioria das vezes. A empresa é a emissora e seus visitantes os receptores. Já em uma página no Facebook o canal é bidirecional. Dai a necessidade da empresa esta mais bem estruturada e preparada para atender as demandas dos clientes que com certeza virão.
Diria que primeiro é preciso criar um site empresarial e depois sim incorporar a um bem trabalhada e planejada página no Facebook. É preciso seguir uma escala dentro do marketing digital e na minha opinião, pelos menos 90% das microempresas não estão preparadas para abrir uma página empresarial que traga resultados no Facebook.
Na dúvida converse com um consultor de marketing digital e descubra em que estágio sua empresa esta.
Sr. Site
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