top of page

Qual o melhor horário para enviar email marketing?

  • Foto do escritor: Admin
    Admin
  • 9 de set. de 2015
  • 2 min de leitura

A resposta é depende. Depende de vários fatores, tais como: mercado, tipo de produto ou serviço, periodicidade de envio, tipo do envio (oferta, newsletter, promoções, etc).

O email marketing é uma poderosa ferramenta para relacionamento, captação de clientes e informacional. Seus resultados tem sido comprometidos pelo mau uso que muitas instituições tem dado a ele. Devido a frequência e quantidade emails marketing que todos nos recebemos diariamente, tendemos a acreditar que o email marketing é um SPAM, ou seja, aquele tipo de email indesejado.

Fiz um teste outro dia e durante uma semana recebi 8 emails de um varejista no qual havia feito uma compra cerca de um mês atras. Para a maioria das pessoas "normais" que trabalha, estuda e tem seus afazeres, ser abordado por uma empresa 8 vezes em 5 dias é um pouco demais.

De fato, o email marketing como qualquer outra ferramenta de marketing digital tem suas premissas básicas que não podem ser feridas sobre o risco de se transformar em SPAM:

  • Nunca enviar email em uma periodicidade muito frequente. São raríssimos os casos de email marketing que devem ser enviados diariamente (como no caso do varejista acima).

  • O email marketing é uma ferramenta de relacionamento. Nunca envie somente emails com propagandas e com o intuito de vender.

  • Crie emails com conteúdos de interesse do seu cliente. Por exemplo: Uma agência de viagem pode mandar newslleter regulares com dicas de algum destino turístico, com informações sobre o local, dicas de passeio, curiosidades, etc. No final do email pode ter um link para um pacote que essa agência vende para o destino. Acredite, esse tipo de email é muito mais efetivo do que um email com link direto para o pacote turístico.

Voltando ao tópico desse post, para saber o melhor horário para enviar seu email marketing é preciso testar. Sim, pegue parte da sua base de dados de emails e mande uma mensagem na parte da manhã. Pegue a outra metade e mande a tarde. Faça o mesmo em relação aos dias da semana. Mande na segunda-feira a mesma mensagem para um grupo e na quarta-feira para o outro grupo. Faça quantas combinações quiser e meça através da sua ferramenta de envio de email marketing qual o horário que esta tendo a melhor taxa de abertura. Esse tipo de teste é fundamental para determinar qual a melhor taxa de aceitação dos seus emails.

Lembre-se que o tipo de conteúdo, o perfil do seu público alvo e o tipo de produto que você vende são determinantes e trabalham em conjunto para atingir os objetivos da sua campanha de email marketing.

Sr. Site

www.srsite.com.br

 
 
bottom of page