Marketing de conteúdo tem a ver com a estratégia de planejar, criar e publicar conteúdo que seja relevante para um público alvo específico.
Conteúdo são textos, artigos, fotos, vídeos e qualquer outro tipo de material que possa ser usado em uma campanha de conteúdo com o objetivo de atrair e reter clientes.
Apesar de relevante, esse não é um tema tratado com a devida importância pelas agências de marketing digital e tão pouco é de conhecimento da maiorias dos empresários.
Quer ter uma presença digital relevante? Crie conteúdo de qualidade para o seu público alvo.
Existem basicamente 3 tipos de campanhas de marketing de conteúdo:
1 - Geração de tráfego
Muito usada quando um site novo é lançado e ainda não é conhecido do grande público, portanto não consegue alcançar um tráfego relevante. O objetivo aqui é tornar a marca e a empresa conhecidas para que entrem no rol de opções do cliente quando pensar em um produto ou serviço como o que sua empresa vende.
2 - Geração de Clientes ou Leads
Leads são oportunidades de negócio. São empresas ou pessoas que estão dentro do seu público alvo e que estejam dispostas a consumir um produto ou serviço como o seu. Gerar conteúdo para atrair leads tem todo um conjunto de técnicas de redação e características específicas que vai impactar diretamente o seu público potencial
3 - Nutrição de leads
Nutrir um lead basicamente significa subsidiar um potencial lead ou potencial cliente que ainda não esta no momento de compra com informações, dicas e conteúdos específicos que vão ajuda-ló a se mover mais depressa para o momento da compra. O processo de nutrição de leads é frequentemente negligenciado por empresas brasileiras que literalmente abandonam clientes que não estejam já no ciclo final do momento de compra, ou seja, aqueles que já estejam dispostos a comprar agora.
Em todos os casos, o principal objetivo do marketing de conteúdo é atrair e reter clientes através de um conteúdo atualizado e relevante.
Por que então um empresa deve fazer marketing de conteúdo:
Melhorar sua imagem perante seu público alvo.
Garantir um melhor posicionamento nas buscas de Google, Yahoo, Bing e outros.
Obter um feedback do seu mercado a respeito do que é realmente relevante e o que eles estão buscando.
Como divulgar seu conteúdo
Existem um número enorme de possibilidade de divulgar seu conteúdo. Veja alguns:
Site empresarial
Facebook
Twitter
Blog
Portais de artigos
Email Marketing
Enfim, o marketing de conteúdo tem extrema relevância dentro de uma estrategia de marketing digital pois seus resultados costumam ser perenes. Um empresa que produz conteúdo relevante e de qualidade no seu site costuma receber visitação constante, pois aqueles que conheceram uma vez vão sempre voltar para buscar mais novidades.
Sr. Site
www.srsite.com.br