Alguém já disse por ai que "vale mais cuidar do seu jardim do que correr atrás das borboletas". Esse dito popular é bem verdadeiro no caso de captação de clientes. A internet trouxe uma facilidade incrível para os consumidores. Com poucos cliques é possível encontrar fornecedores de praticamente qualquer tipo de produto ou serviço. Então, a lógica do comércio tradicional esta invertida. Não adianta tentar sufocar cada vez mais o consumidor moderno com tanta propaganda.
Sobre propaganda é possível escrever um livro inteiro (de fato, existem vários). A tradicional propaganda na televisão, no jornal, no rádio ou nas mídias impressas já não funciona mais. Pense no seu dia a dia. Desde a hora em que você levanta até o momento que vai dormir, você é submetido a uma intensa propaganda. Durante a leitura do seu jornal pela manhã, a caminho do trabalho com os outdoors que poluem a cidade, na traseira dos ônibus, nas faixadas dos comércios. Depois já no seu trabalho você recebe uma quantidade de emails que acaba jogando fora. O que fazer então?
A verdade é que dada as facilidades de localizar serviços e produtos que citei mais acima, o consumidor é que decide a hora de consumir propaganda e não mais as empresas. A propaganda forçada e empurrada de que estamos acostumados a ser vítimas não tem mais efetividade. Ora, se o consumidor pode encontrar o que quer na hora que deseja via internet, porque ele guardaria seu panfleto? Por que um consumidor atualmente precisaria anotar o telefone daquela loja que esta no caminho do seu trabalho? Esse comportamento faz pouco sentido hoje em dia e não fará sentido nenhum daqui a poucos anos.
Celulares equipados com GPS já possuem os recursos necessários para que a propaganda aconteça para o consumidor que esta perto do ponto de venda. Se você esta passando por uma avenida na hora do almoço é serio candidato a ser cliente de um restaurante que esta naquela avenida. Já quem eta a 4 quarteirões de distância nem tanto. Ou seja, a propaganda efetiva passa a ser aquela que utiliza os recursos tecnológicos e técnicas disponíveis atualmente para atingir o consumidor certo no momento certo.
Por isso é tão fundamental criar um site empresarial. Se a fonte da pesquisa hoje é a internet, é preciso estar onde a pesquisa é feita. A captação de clientes passiva é muito mais barata e eficiente, quando bem realizada, do que a busca ativa de clientes. Imagine a empresa que compra uma lista de possíveis clientes e cria um departamento comercial que fica o dia inteiro ao telefone buscando encontrar dentro daquela lista quem os ouça. As probabilidades de efetividade são baixas e acima de tudo o custo é altíssimo. Manter uma equipe de prospecção é caro e problemático. São equipamentos, móveis, instalações, linhas telefônicas e pessoas que tem que ficar dispostas em determinado local consumindo recursos como água e luz elétrica ligando a esmo para "possíveis clientes". Aqui o problema não é a metodologia de vendas a ser aplicada. Não é o método, mas forma é que estão errados. Sem dúvida alguma um modelo que pode ter funcionado há 30 ou 40 anos atrás mas que hoje em dia é muito pouco efetivo.
Logicamente cada empresa é uma empresa e cada produto exige uma abordagem diferente. Sem dúvida, ainda existem modelos de negócios que necessitam desse contato pessoal para o fechamento da venda, porém, para a prospecção continua valendo a frase de abertura desse artigo. Continue regando seu jardim e as borboletas virão até ele.
Sr. Site
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