top of page

Como os blogs influenciam as vendas

Foto do escritor: AdminAdmin

Na era da revolução industrial quem tinha capital era o detentor do poder. Claro, o maior ativo daquela época eram as máquinas. Mas as tecnologias evoluirão, surgiram primeiro as redes de telecomunicações e mais tarde a internet. Com isso o centro do poder se deslocou do capital para a informação. E hoje, da informação para o conhecimento.

Logicamente o capital continua sendo importante, mas imagine uma empresa que comece a operar com um capital de 1 milhão de reais. Se ela não tiver a informação correta sobre quem é seu público alvo, quais são seus desejos, seus padrões de comportamento e como atingi-lós, rapidamente esse capital vai se esgotar. Dai a diferença de eras. Perceba que o mesmo capital nas mãos de uma empresa que domina o seu campo de atuação, ou seja, que detêm informação e produz conhecimento a partir dessas informações vai conseguir perpetuar essa empresa pela aplicação inteligente e multiplicadora desse mesmo capital.

E onde entram os blogs nessa história toda? Um blog é uma ferramenta de comunicação onde uma pessoa ou empresa expõe seus pensamentos, conhecimentos e opiniões sobre determinado assunto ou grupo de assuntos. Extrapole esse conceito para o nível empresarial. Você perceberá que se trata uma ferramenta fantástica, pois o consumidor esta ávido por conhecimento. Quando alguém vai até a internet e utiliza o Google por exemplo, ele esta pesquisando pela solução de um "problema". Esse problema nem sempre esta claro para o consumidor. Ninguém compra um pacote de viagem para Cancún. As pessoas compram diversão, relaxamento e a experiência de estar em um local paradisiaco como Cancún.

Imagine no exemplo acima qual a aplicabilidade de um blog. Se você tem uma pequena agência de viagens poderia criar um blog onde colocaria ali dicas de lugares onde já foi, curiosidades sobre o mundo de viagens e toda sua experiência como um empresário do setor de viagens. Pode ainda abrir o blog para posts de clientes seus ou mesmo de desconhecidos que queiram compartilhar dicas sobre destinos turísticos. Então imagine que um cliente esta na internet como vimos acima procurando por informações sobre Cancún. Note que ele não esta procurando pacotes de viagens para Cancún mas sim dicas sobre esse lugar. E seu blog aparece mostrando dicas de praias, restaurantes e passeios em Cancún. Seu blog pode ter fotos de clientes da sua agência felizes passeando por Cancún e agradecendo a sua agência de viagem pelos momentos maravilhosos que vocês proporcionaram com o excelente atendimento da sua companhia. Esse é o melhor marketing que sua empresa pode fazer.

Novamente, as pessoas procuram soluções e você deve dar a ela soluções. Para nos atermos ao exemplo desse post, sua agência ao dar tantas informações gratuitas sobre Cancún estará indiretamente mostrando ao internauta que sua empresa é A EMPRESA para leva-ló até lá. Claro, seu blog já mostrou para esse cliente várias coisas:

  • Sua empresa conhece bem o destino.

  • Vários clientes seus foram até lá e elogiarão no blog o seu serviço.

  • Você passa dicas variadas sobre o lugar. Ou seja, você mostra autoridade sobre o que esta falando

Naturalmente esse internauta que quer ir para Cancún vai considerar seriamente a possibilidade procurar sua empresa para ver seus pacotes para Cancún. Ou seja, você fez a captação do cliente indiretamente. Sem dúvida alguma isso não funcionará com todos os clientes. Como você sabe, existem clientes que procuram preço e outros valor. Pessoalmente, adoro atender clientes que quer comprar um serviço de valor e para aqueles que somente procuram preço tenho o maior prazer em indicar meu concorrente, que aliás, não tem um blog.

Sr. Site

www.srsite.com.br

bottom of page