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Marketing digital para turismo


O ano de 2014 promete ser ótimo para o setor de turismo. Com o evento da Copa do Mundo no Brasil a tendência é de aquecimento no setor. Hotéis, pousadas, restaurantes e bares já se preparam para atender consumidores de outros estados e mesmo do exterior.

Preparativos como aprender rudimentos de outro idioma, converter o cardápio para inglês, treinar a equipe e reformar o estabelecimento são medidas básicas e necessárias. Mas de que adianta preparar a casa se ninguém souber que seu estabelecimento existe?

Não existirá em 2014 nenhum outro setor que poderá se beneficiar mais do marketing digital do que o setor de turismo. Como uma pequena pousada de Salvador, por exemplo, poderá ser encontrada por um inglês que pretende vir assistir a copa no Brasil? Que tipo de ação de marketing poderia ser realizada para trazer esse cliente para sua pousada?

Será que seu site (claro, você já tem um site certo?) esta preparado para convencer um turista a se hospedar nele? O que você oferece de diferente dos seus concorrentes? Ele é facilmente encontrável no Google?

Os turistas, especialmente os estrangeiros virão ao Brasil com tudo já preparado. Há de se entender o comportamento do turista que viaja para um outro pais. Ele com certeza fará pesquisas no Google para encontrar o hotel ideal, o restaurante, os passeios.

Eu proponho uma estratégia aqui. Na verdade, você já deveria ter colocado essa estratégia em prática há pela menos 1 ano. Mas ainda da tempo de começar, só que vai exigir bastante esforço da sua parte. A boa notícia é que o gasto será mais de tempo e bem pouco mesmo de dinheiro.

Crie um blog hoje. Agora. Vá lá no Wordpress.com ou no blogger.com e crie seu site. Mas espere. Pense bem no nome que vai dar. Voltando ao exemplo da pousada em Salvador, não crie um blog com o nome da sua empresa. Que tal um blog com um título assim: "Belezas de Salvador" ou "Tudo sobre Salvador". A escolha do título é fundamental.

Partindo do pressuposto que você conhece tudo sobre Salvador, seu blog vai se transformar um local extremamente útil para o turista que pretende viajar para o Brasil. Ele vai conter fotos de lugares legais, dicas de restaurantes que estão fora do circuito turístico e claro, o nome da sua empresa vai estar lá em todos os artigos para lembrar aos seus leitores de que precisando de um lugar para ficar em Salvador, já sabem, será na sua pousada.

Essa estratégia se chama marketing de conteúdo. Trata-se de abordar e captar cliente oferecendo informações, utilidades e funcionalidades que ele pagaria para ter mas que você esta dando "de graça". Lembra-se que eu disse mais acima que você vai ter que se esforçar para recuperar o tempo perdido? É que esse tipo de estratégia não funciona da noite para o dia. Você precisará produzir conteúdo diariamente em quantidade e qualidade que faça com que seu blog tenha relevância.

A relevância é uma medida da importância do seu blog na solução de dúvidas dos internautas que pesquisam determinado assunto. Seja uma referência e você será procurado espontaneamente pelo seu público alvo.

Faça um teste: digite na internet "dicas de Nova Iorque". Veja os primeiros resultados. Entrem no sites encontrados. Veja o tipo de conteúdo que tem lá. Se você fosse a Nova Iorque daqui há três meses o conteúdo que esta lá te ajudaria de alguma forma? E se as pessoas que te ensinaram tantas coisas sobre Nova Iorque tem oferecessem um serviço, como por exemplo, translado na chegada de Nova Iorque do aeroporto para o seu hotel, você compraria? Ou iria naquela agência famosa, grande e pomposa cujo atendente nunca esteve nem há 5.000km de distância de Nova Iorque?

Acredito que você já entendeu. Crie seu blog hoje. Produza conteúdo de qualidade e veja sua lotação se esgotar na Copa e sempre.

Sr. Site

www.srsite.com.br

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