Ter uma conta empresarial no Facebook, ou a famosa fan page é uma estratégia interessante. Porém, antes de montar sua fan page, pense exatamente qual será o propósito da página, quem vai monitorar e alimentar a página e como será medido o sucesso. Afinal, trata-se de um investimento. Sim, montar a página não custa nada, mas alguém vai dispender horas para fazer a manutenção e isso deve ser contabilizado.
Em nosso trabalho de consultoria em marketing digital vemos uma quantidade enorme de erros sendo cometidos por pessoas, muitas vezes por puro desconhecimento do funcionamento das redes sociais. Existem porém três erros que são básicos mas que podem inviabilizar todo o investimento feito na rede. Vamos lista-lós abaixo. Procure evita-lós.
1 - Empresas tem fan page
Muitas pessoas criam um perfil no Facebook e começam a divulgar informações empresariais nesse perfil. Acontece muito e a maioria não sabe que existe uma diferença clara: Perfis são para pessoas, fan page são para empresas. Simples assim. Uma fan page não tem limite de seguidores, diferente de um perfil. Fique atento a esse "detalhe". As vezes somos procurados por empresas que tem um trabalho danado para migrar todo o conteúdo já publicado para um perfil empresarial.
2 - Terra de ninguém
Como dissemos no início desse post, abrir uma página empresarial no Facebook deve ser parte de um plano de marketing digital e não uma atividade esporádica. Não dá para entrar no Facebook "quando der tempo". Deve haver uma linha editorial e uma periodicidade na manutenção da fan page. Artigos devem ser postados, fotos publicadas, enquetes realizadas e principalmente seu fã deve saber que existe alguém ali para ouvi-ló. Não passe a sensação de que sua fan page é uma terra de ninguém.
3 - Não responder aos comentários
O Facebook é uma rede social. Então sociabilize-se. Torne sua página um ponto de encontro com seus clientes atuais potenciais. Utilize-o como um canal de relacionamento. É impressionante a quantidade de comentários que não recebem nenhuma resposta dentro das redes sociais. Isso é no mínimo um descaso para com quem esta se relacionando com sua marca.
Sr. Site
www.srsite.com.br