Você que tem uma loja virtual sabe exatamente qual o volume de compras abandonadas no carrinho de compras? Não? É fundamental que o empreendedor online tenha conhecimento desse número porque seu faturamento pode estar sendo minado por falta de ações simples de recuperação de compras abandonadas.
Pense bem: se seu cliente já chegou até o carrinho de compras sua empresa já efetuou um gasto considerável que não pode ser desperdiçado. Sim, você já conseguiu chamar a atenção do consumidor, seja em propagandas pagas no Adwords ou então em anúncios do Facebook, ou mesmo via busca natural do Google que com certeza foi obtida a duras penas em um longo trabalho de SEO. Você também despertou o interesse do cliente pois ele entrou no seu site. Seu cliente teve o desejo da compra já que ele clicou no botão comprar. E você vai deixar todo esse esforço escorrer pelo ralo?
A primeira coisa a se fazer é monitorar. Utilize sua conta do Google Analytics vinculado ao seu site e verifique quais são as páginas pelas quais o consumidor tem saido com maior frequência. Avalie a página em questão. Pode ser um problema de usabilidade, pode ser que você esteja pedindo muitas informações sem necessidade ou mesmo que não exista um "call to action" claro. Faça as correções necessárias, efetue testes e mais testes até que esse índice diminua.
Segundo dados do Forest Research o índice de abandono no carrinho de compras chega a 81% das visitas. Impressionante, não? Porém 46% dessas pessoas que abandonaram a compra voltam e concluem a compra quando recebem um email de remarketing. Ou seja, se você monitorar sua loja e entrar em contato com essas pessoas que já foram impactadas por sua loja a tendência é que mais da metade delas volte à sua loja e converta. Não é um dado para se desprezar.
Ao criar sua loja virtual, certifique-se de que sua plataforma permite identificar os locais corretos de abandono e que seja possível de alguma forma gerar ações de remarketing. Para o pequeno empreendedor isso pode gerar um bom trabalho mas que é amplamente compensado pelo aumento da receita.
Sr. Site
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