Nunca caia na tentação de enviar um milhão de emails de uma única vez. Ao não que você seja as Casas Bahia...caso contrário é melhor ir devagar e sempre. Uma campanha de email marketing com divulgação única e maciça tem o mesmo efeito de colocar 10 pessoas para distribuir 10.000 panfletos em um único dia em uma esquina de movimento. Rapidamente sua empresa será esquecida. Promoção e propaganda são atitudes que devem ser realizadas cotidianamente. São tão importantes que o dono da empresa deve se envolver diretamente com elas.
Observe os três passos simples abaixo para que sua campanha de email marketing tenha sucesso:
1 - Segmente bem seu público alvo. Defina quem são as pessoas que você quer atingir. São noivas, gestantes, fumantes, jovens entre 18 e 24 anos, idosos e aposentados, etc. Enfim, você deve agrupar por uma ou mais características comuns um grupo de pessoas para as quais vai mandar sua mensagem.
2 - Escolha qual a mensagem vai ser passada. Vai ser um promoção, uma divulgação, um cupon de desconto, uma cobrança...saiba qual a mensagem. Escolha bem as palavras e imagens de acordo com o perfil do público eleito no item 1 acima.
3 - Crie mais de uma versão do mesmo email e envie as versões diferentes para partes do grupo segmentado. Veja qual teve a maior taxa de cliques, de abertura. Enfim, meça os resultados.
Seguindo o passo a passo acima como uma espiral, ou seja, em ciclos que não acabam. Sim, o marketing é uma atividade rotativa e rotineira. Faça chuva ou faça sol não deixe de divulgar sua empresa. Afinal, quem não é conhecido, não é lembrado.