Estratégia de marketing odontológico é o planejamento do conjunto de ações que serão utilizadas para divulgar, atrair e converter pacientes para sua clínica odontológica.
Todo planejamento precisa ser acompanhado periodicamente para que os resultados esperados sejam confrontados com os resultados realizados e em caso de discrepâncias, ajustes sejam realizados.
Apesar que a grande maioria dos cirurgiões-dentistas já sabe que é necessário investir em marketing odontológico para atrair pacientes, muitos ainda tem dúvidas sobre quais as melhores estratégias de captação de pacientes.
A primeira coisa que você precisa compreender é que sua clínica é única, que tem forças e fraquezas únicas e que opera dentro de certo mercado, por isso, não existe uma estratégia de captação de pacientes universal que funcione para todas as clínicas odontológicas.
O sucesso de uma estratégia de captação de pacientes depende diretamente do entendimento desse contexto que envolve o histórico da sua clínica, os concorrentes, a economia local e principalmente o público-alvo.
Para que você possa ter um bom ponto de partida elaboramos uma lista com 10 ações de captação de pacientes para clínicas odontológicas que você pode adaptar e utilizar na sua clínica odontológica.
As estratégias de captação de pacientes para clínicas odontológicas sugeridas aqui são:
Blog
SEO
Email Marketing
Redes Sociais
Canal de Vídeo
Links Patrocinados
Mídia Out Of Home
Rádio, TV, Revistas e Jornais
Eventos
Parcerias
Por que ter estratégias de captação de pacientes?
Uma estratégia de captação de pacientes funciona com um motor que está permanentemente prospectando o mercado, apresentando sua proposta de trabalho para as pessoas que compõem esse mercado e atraindo pacientes novos para fazer avaliações e consultas, para que parte deles, eventualmente contratem seus serviços (conversão).
Sem um processo estabelecido de marketing odontológico o seu faturamento e a quantidade de pacientes atendidos mês a mês flutua ao sabor das flutuações do mercado.
As estratégias de marketing odontológico tem a função de estabelecer um processo de captação de pacientes permanente na sua clínica, esteja o mercado favorável ou não em determinado momento.
Quando você tem um processo de captação de pacientes ativo sua clínica sofre menos em tempos de retração econômica e se destaca em tempos que a economia está aquecida.
Além disso, com o aumento da concorrência no mercado odontológico nos últimos anos, não adianta apenas ter um bom serviço, é preciso investir em divulgação e mostrar aos seus potenciais pacientes que a sua clínica é a melhor opção para eles.
O que é uma estratégia de marketing odontológico?
Antes de passarmos para as estratégias de marketing odontológico para captação de pacientes, vamos explicar o conceito propriamente dito de estratégia.
Basicamente, uma estratégia de marketing tem por finalidade identificar, planejar, coordenar e executar uma série de ações de marketing que visam a divulgação da sua clínica, a atração de clientes ou o aumento da participação de mercado.
Além disso, a estratégia de marketing odontológico tem por função despertar o interesse e mover potenciais pacientes para a ação. A ação de marcar uma consulta, de fazer uma avaliação na sua clínica odontológica.
Uma boa estratégia de marketing para captação de pacientes consegue dialogar com os potenciais pacientes da sua clínica por toda a sua jornada de compra, desde o momento que ainda estão identificando uma necessidade ou desejo até o momento que já estão prontos para contratar um prestador de serviços.
Por que é importante ter uma estratégia de marketing odontológico para captar pacientes?
A melhor estratégia de marketing odontológico é aquela que consegue atrair mais pacientes e fazer com que eles marquem uma consulta de avaliação inicial.
A estratégia de marketing odontológico desempenha um papel fundamental dentro de clínicas odontológicas pois é ela que traz o principal ativo para dentro da clínica: os pacientes.
A estratégia de marketing odontológico da sua clínica odontológica desempenha o importante papel de unir as necessidades do seu público-alvo com a sua oferta de serviços.
Ao pensar suas estratégias de marketing odontológico para captação de pacientes é sempre fundamental ter em mente as necessidades, dores e desejos do seu perfil de paciente ideal em mente. Assim, suas ações de divulgação podem ser muito mais direcionadas e ter um retorno bastante efetivo.
Como atrair clientes para sua clínica odontológica com uma estratégia de marketing odontológico
De agora em diante você já sabe o que é uma estratégia de marketing odontológico e qual a importância desta para a captação de pacientes para clínicas odontológicas.
Abaixo, vamos descrever ações de marketing odontológico para captação de pacientes. Logicamente, muitas delas podem não ser aplicar a sua clínica em particular.
O importante aqui é identificar quais das estratégias de marketing odontológico você pode utilizar para aumentar a captação de pacientes na sua clínica odontológica e coloca-las em prática.
Selecione as ações de captação de pacientes que mais fizerem sentido para você e para o seu negócio, acompanhe de perto os resultados e avalie criteriosamente o que é e o que não é relevante para a sua clínica odontológica.
01 - Blog
Blogs são uma excelente ferramenta de captação de pacientes para quem quer atrair clientes de forma orgânica.
O princípio fundamental de trabalhar com blogs é sobre responder dúvidas dos seus potenciais pacientes, desde as básicas até as mais avançadas.
A medida que você vai publicando seu conteúdo em blogs que ajudam as pessoas a entenderem e tirarem suas dúvidas dois fatores positivos acontecem a favor da sua clínica:
01 - Você e sua clínica se tornam uma autoridade no assunto para as pessoas que esclareceram suas dúvidas lendo seus artigos.
02 - Seu site vai se posicionando cada vez melhor nas buscas do Google, já que cria-se um ciclo positivo de pessoas que acessam o blog do seu site para tirar dúvidas, gerando mais fluxo de potenciais pacientes.
02 - SEO
Seu site, assim como seus artigos do seu blog precisam ser encontrados e pelas pessoas certas.
Existe um conjunto de técnicas que são aplicadas dentro e fora do seu site chamadas genericamente de SEO (Search Engine Optimization) que tem por objetivo tornar o seu site mais facilmente encontrável nas buscas do Google
Quando o seu site é otimizado para o Google com técnicas de SEO ele aparece mais bem colocado nos resultados das buscas do Google para palavras-chave do segmento da sua clínica (Exemplos: ortodontia, implantes, harmonização facial, etc) atraindo mais pacientes em potencial.
Uma pesquisa do próprio Google indica que o primeiro colocado nos resultados do Google costuma levar até 60% dos cliques de uma pesquisa.
Mais cliques representam mais clientes em potencial para a sua clínica odontológica.
03 - E-Mail Marketing
Você faz parte da turma que acredita que o email morreu? Pois você está errado!
Se seus e-mails tiverem um conteúdo interessante e principalmente sua lista de e-mails for opt-in, ou seja, de pessoas que lhe deram autorização para entrar em contato com elas, a taxa de conversão de e-mails costuma ser muito satisfatório como uma excelente relação custo x benefício.
Mas, não confunda e-mail marketing com SPAM, esse sim indesejado e cada vez mais detestado por todos, inclusive você.
04 - Redes Sociais
O brasileiro é um dos povos que mais se interessa por redes sociais. Instagram e Facebook para ficar em apenas duas são acessadas diariamente por milhões de brasileiros.
Como parte da sua estratégia de marketing odontológico para captação de pacientes você precisa descobrir e entender em quais redes seus pacientes estão: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin?
Lembre-se que as pessoas estão nas redes sociais para se relacionarem e não para comprar, mas quando apresentadas a um bom conteúdo geralmente passam a seguir os autores.
Ter uma estratégia de captação de pacientes nas redes sociais vai mais longe do que simplesmente fazer propaganda da sua clínica.
É preciso buscar publicar conteúdo interessante, responder dúvidas dos seguidores, criar interação e engajamento.
05 - Canal de Vídeo
Vídeo é o conteúdo mais consumido na internet. Existe uma percepção no mercado de marketing que o analfabeto desse milênio será aquele que não souber fazer vídeos!
O Youtube é o segundo site mais acessado no mundo perdendo apenas para o próprio site do Google.
Ter uma estratégia de captação de pacientes que envolva a produção e distribuição de vídeos em um canal próprio da sua clínica no Google é uma ótima forma de captação de pacientes.
Os vídeos devem ter um pauta clara, tratar de um assunto específico, serem curtos e objetivos, bem produzidos e ao subirem os vídeos para o seu canal do Youtube devem ser usadas hashtags associadas ao conteúdo do vídeo para melhorar sua indexação dentro da plataforma do Youtube.
Vídeos desempenham um poderoso papel na estratégia de marketing odontológico para captação de pacientes.
06 - Links Patrocinados do Google
Links patrocinados são anúncios pagos que são exibidos como resposta do Google a pesquisas realizadas por usuários por termos específicos.
Os links patrocinados do Google, ou o chamado Google Ads, são uma ferramenta poderosa de captação de clientes, pois pessoas que clicam em links patrocinados, ou seja, em anúncios, geralmente estão mais avançadas no ciclo de compras e já estão no ponto de escolher um prestador de serviços de odontologia.
07 - Mídia Out Of Home
Mídia out of home é todo tipo de espaço publicitário exterior tais como: Outdoors, painéis de LED, busdoor, taxidoor, painéis em elevadores, em salões de beleza, academias, etc.
Se o seu objetivo é promover sua clínica em uma região específica e seu público-alvo não pode ser atingido facilmente por redes sociais e outros canais digitais, as mídias out of home são uma excelente forma de ativação e captação de pacientes.
Já tivemos clientes de odontologia que tiveram excelentes resultados adesivando banheiros de Shopping Centers e escadas rolantes de supermercados, locais frequentados por um grande volume de pessoas com o perfil do cliente ideal dessas clínicas.
08 - Rádio, TV, Revistas e Jornais
Apesar de todo o barulho em torno das mídias digitais e da internet, ainda faz muito sentido em alguns casos trabalhar com os chamados canais off line de captação de pacientes.
Públicos específicos como donas de casa, idosos, executivos e pessoas que passam por momentos específicos na vida (gestantes, noivas, etc.) pode ser impactados por ações de captação de pacientes em mídias offline como rádio, TV, revistas e jornais.
09 - Eventos
Eventos são uma excelente forma de divulgar sua clínica diretamente para o seu público-alvo.
É possível fazer parcerias com outros profissionais de saúde como médicos, psicólogos e fisioterapeutas e juntos promoveram um evento de promoção da saúde.
Todo bairro, toda região ou cidade dispõe de espaços públicos (igrejas, associações) e privados (hotéis, salões de eventos, etc.) que podem ser disponibilizados para a realização de eventos.
É muito importante que nesses eventos sua marca esteja bem visível e que uma estratégia de captação de dados de potenciais pacientes seja montada.
Você não vai captar os pacientes diretamente no evento, mas com ações complementares após o próprio evento a partir dos dados dos participantes que você captou.
10 - Parcerias
Fazer parcerias amplia o seu potencial comercial sem aumentar necessariamente o seu custo com a contratação de uma equipe comercial.
Procure profissionais e empresas que atendam o mesmo perfil de cliente da sua clínica e que não concorram diretamente com você.
Isso pode acontecer dentro do segmento de saúde, por exemplo, com fonoaudiólogos, ou mesmo com empresas que atendam o mesmo perfil de clientes, porém em outro contexto, como hotéis que hospedam viajantes que tem o mesmo nível dos seus pacientes.
O importante nesse tipo de estratégia é criar ganhos de escala na captação de pacientes para você e para o seu parceiro atraindo mais clientes para ambos sem aumentar os custos unitários de captação utilizando uma estrutura compartilhada.
Conclusão
Agora que você já viu 10 estratégias de marketing odontológica para captação de pacientes pode pensar e decidir quais delas são mais viáveis para sua clínica odontológica.
Caso acredite que nenhuma delas se encaixe no perfil da sua clínica, não se preocupe, existem muitas outras como a prospecção ativa e segmentação de mercado direcionado, que não tratamos aqui, mas que são implementadas por nossa equipe de consultoria para dentistas.
Se você quer montar uma estratégia de captação de pacientes para sua clínica odontológica personalizada baseada em metas de captação, entre em contato e fale com um de nossos consultores especializados em marketing odontológico.
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